2023 08 17 Roda de Conversa Saude Mental 0019

Evento aconteceu hoje (17), às 9h30, no auditório do Dacese, foi gratuito e voltado aos estudantes

Galeria de fotos

O Projeto de Extensão “E a saúde mental, como vai?”, do Departamento de Psicologia (DPI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto a Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental e a Divisão de Assuntos Comunitários (DCT), realizou hoje (17), às 9h30, no auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), bloco 125, no câmpus sede, a “Roda de Conversa”, sobre a saúde mental dos estudantes, a qual contou com a presença da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). 

O encontro promovido foi presencial, gratuito e voltado principalmente à comunidade interna de estudantes. 

Segundo o coordenador do projeto de extensão e professor do DPI, Fábio José Orsini Lopes, “a importância da ‘roda de conversa’ tem a ver com a necessidade de discutir e traçar políticas públicas em relação à saúde mental. É essa temática que o evento, especificamente, vai trabalhar o recorte da saúde mental dos estudantes”.    

Sobre: Ana Júlia Ribeiro é ativista da educação pública, estudante de direito na PUC-PR e de filosofia na UFPR. Foi eleita em 2022, aos 22 anos, como a deputada mais jovem da história do Paraná. 

Aprendeu desde cedo, com os pais trabalhadores, que a luta se faz nas esferas públicas e que a democracia é um dos bens mais caros ao ser humano. 

Começou sua militância na escola pública e se destacou nas ocupações secundaristas de 2016, organizadas pelos estudantes que se posicionavam contra a reforma do ensino médio, agora em curso. Ficou nacionalmente conhecida por seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, quando, aos 16 anos, enfrentou os deputados defendendo o movimento das ocupações secundaristas. 

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2020 foi candidata à vereadora de Curitiba, quando assumiu a primeira suplência como a mais votada de Curitiba. Em 2022, elegeu-se deputada estadual com 51.845 votos, exercendo o mandato nesta Casa Legislativa em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e da juventude.