ILG

Instituição capacita alunos, docentes e servidores da UEM e também o público da cidade em geral

Há mais de cinco décadas, o Instituto de Línguas (ILG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vem cumprindo um importante papel dentro e fora da instituição, atuando na área de ensino de línguas estrangeiras. O instituto também é o grande responsável pela conexão entre a sociedade maringaense e a universidade, pois suas atividades são conhecidas pela maioria da população da região. 

Ao longo desses anos de atuação, o instituto vem capacitando alunos, docentes e servidores da universidade, e também o público da cidade em geral, tais como profissionais de diversas áreas. 

 

Um pouco desta história

 

Em agosto de 1969, a professora Maria Ignez do Carmo Tílio, de forma inovadora, abriu portas para o futuro de profissionais de Maringá e região. Criou o ILG, à época vinculado a uma faculdade e, depois, à UEM.

No começo eram ofertados cursos de inglês, francês e italiano. Depois, alemão, espanhol e japonês. Estes idiomas continuam a ser ensinados, com exceção do japonês, oferecido pelo Instituto de Estudos Japoneses da UEM. 

A qualidade do ensino e o incentivo às atividades culturais sempre foram prioridades, por isso, passadas mais de 5 décadas, o ILG tem sido referência no ensino de idiomas. 

Em 1984, o Instituto de Línguas passou a integrar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM. Em 1992, ganhou nova casa na universidade (blocos 29 e 30, no câmpus sede) onde está até hoje. Na mesma época foi criada a coordenação técnica, responsável por serviços de versão, tradução e revisão de artigos científicos. 

Na comemoração de 25 anos (Jubileu de Prata), em 1994, foi presenteado com o slogan “Abrindo Caminhos’’, criado pelo professor Antônio de Assis, frase que resume bem o trabalho e o propósito do ILG. 

Agora, passados 54 anos de criação, o instituto está em sintonia com a era digital, interativa, baseado em uma economia globalizada e é o ponto de partida para essa internacionalização a fluência em diversos idiomas. 

Comemorando neste mês de agosto, o 54º aniversário, o Instituto de Línguas dá início a uma nova etapa de conquistas e realizações dedicadas ao conhecimento. Venha ser ILG.