2023 08 16 Visita do Vice Reitor Arnaldo Miguel Ferreira Cabanas Paraguay 0040

Comitiva internacional paraguaia é recepcionada na sala dos Conselhos; objetivo é estreitar laços entre as duas instituições e parcerias nas áreas de Saúde, Agrárias, Administração e Economia

Galeria de fotos

A recepção foi realizada hoje (16), na Sala dos Conselhos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com as presenças do vice-reitor da Universidad Nacional de Concepción (Paraguay), Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas, que veio acompanhado de sua comitiva; do reitor da UEM Leandro Vanalli e  vice-reitora Gisele Mendes, além do pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Mauro Ravagnani e do coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), Renato Leão Rego, que saudou a todos os integrantes.

Com 16 anos, a Universid Nacional de Concepción, norte do Paraguai, fica próxima a Ponta Porã (Mato Grosso do Sul). O vice-reitor Arnaldo Miguel Ferreira Cabañas anunciou durante a recepção na UEM que o setor de Ciências Agrárias pretende instalar lá uma planta de celulose, no valor de 2,4 milhões de dólares, que deve atrair mudanças no setor econômico e a criação de 12 mil postos de trabalho. "Como consequência, isso movimentará desde as áreas científicas à saúde com o desenvolvimento e incentivo à pós-graduação", comentou.

Cabañas ainda ressaltou que a internacionalização é um processo fundamental, sobretudo com as instituições do Paraná, o que poderá estimular a mobilidade estudantil, além de residências sob a orientação de docentes brasileiros.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, essa iniciativa visa o fortalecimento das relações com as universidades latino-americanas. "Esses acordos e parcerias serão fomentados dentro do "espírito, do ganha-ganha", o que facilitará a ampliação de mais acordos de cooperação com países da América do Sul, cujo foco é a internacionalização.

A vice-reitora, Gisele Mendes, acredita que o acordo será importante para os irmãos sul-americanos para atrair também acadêmicos da graduação e incentivar cada vez mais o intercâmbio de estudantes e de cursos entre as universidades.

O pró-reitor de Pós-Graduação (PPG/UEM), Mauro Ravagnani, disse que a aproximação entre universidades latinas é o início importante do processo e para isso estão reunidos nessa cooperação com apoio de docentes de diversas áreas.

Segundo o coordenador do ECI, Renato Leão, quatro alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão no Chile e Peru, recebendo bolsas da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti/PR), três deles são da Enfermagem e um da área de Agroecologia.

Essa é a 1ª vez que essa comitiva paraguaia visita a UEM. Entre as atividades no câmpus-sede estão programadas uma rodada de conversa sobre oportunidades e estratégias de trabalho colaborativo no ECI; depois do almoço, parte do grupo de pesquisadores paraguaios visitará o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e outra equipe vai conhecer as pesquisas desenvolvidas na Fazenda Experimental da UEM em Iguatemi (FEI), além de uma visita com todo o grupo ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM).

Integraram a comitiva paraguaia: Roberto Gustavo Barrios e Milciades Daniel Sánchez Denis (Faculdade de Medicina); Ever Javier Benítez Martínez (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas); María de Carmen Centurión de Arce, Florencio David Valdez Ocampo e Alvaro Manuel Huerta Maciel (Faculdade Ciências Agrárias); e as representantes estudantis Marlene Judit Cabrera Peña; Deysi Johanna Pérez Lesme e a acadêmica Monica Villalba Miranda.

Também participaram da solenidade os diretores de Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Agrárias (CCA) e Ciências Sociais Aplicadas (CSA), chefes de departamentos e coordenadores de cursos da UEM: Adriana Aparecida Pinto (diretora CCA); Nair N. Orita Pavan (chefe do Departamento de Odontologia); Silvia Maria Tintori (chefe do Departamento de Medicina); Gilberto Joaquim Fraga e João Marcelo Crubellate, respectivamente (diretor e diretor-adjunto/CSA); Leandro Dalcin Castilha (coordenador/Zooctenia); Marcos R. Vasconcelos (coordenador PCE/UEM) e Miguel Machinski Junior (diretor CCS).