2023 08 08 III encontro Culturas Indígenas Dança RU 120 9664

Atividades integram o 3° Encontro as Culturas Indígenas de Maringá, promovido pela Prefeitura Municipal

Galeria de Imagens

O almoço dos indígenas no Restaurante Universitário (R.U) e uma dança ocorrida no estacionamento, na tarde desta quarta-feira (9), marcaram parte das atividades do 3º Encontro com às Culturas Indigenas de Maringá - Darcy Dias de Souza, um evento iniciado de manhã e que se estenderá até o final da noite.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é parceira na realização do evento, promovido pela Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, em parceria também com a Faculdade Uningá e a Associação Indigenista de Maringá (Assindi),

Na UEM, os indígenas apresentaram a dança Kaingang, com os grupos Nen Gá e Krakékin. Durante o almoço, o indígena da tribo Kaingang, Klarinda disse que “este evento é um momento que remete a ancestralidade como um ato de resistência e de união dos povos indígenas”. Outro indígena Kaingang, Saletiel, que estava usando cocar, afirmou que o adereço remete a uma marca dos povos indígenas, levando a cultura em seus adereços como uma forma de se conectar com seu Deus.

As atividades do encontro começaram hoje pela manhã, no auditório da Uningá e prosseguiram até a noite em um momento de confraternização, de resistência e celebração da ancestralidade dos povos indígenas do Paraná.

A programação incluiu desde debate sobre Marco Temporal, passando por ato político, até debate, no auditório da Prefeitura Municipal, a respeito dos "Povos Indígenas e o Direito à Cidade", com a participação inclusive da professora Isabel Cristina Rodrigues, do Departamento de História da UEM, e Tadeu Kaingang, artista visual, mestre em Ciências Sociais e doutorando em História também pela universidade.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)