Captura de tela 2023 08 07 171514

Evento ocorrerá entre 16 até 18 de agosto; inscrições devem ser efetuadas por meio da internet

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) e o Departamento de Filosofia (DFL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), preparam o XVI Simpósio de Filosofia da UEM, sobre o tema “O Ensino de Filosofia e as Relações Étnico-Raciais”. Para se inscrever, basta acessar este link. O evento acontecerá de 16 a 18 de agosto. O Simpósio acontecerá no auditório do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, bloco G-34, 2° andar.

O evento tem como objetivo promover discussões temáticas e históricas que tocam em questões relativas ao Ensino da Filosofia e as Relações Étnico-Raciais, tais como a formação de docentes e as discussões transversais entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento para o ensino das relações étnico raciais, de modo amplo, da Filosofia Africana e da experiência e pensamento Afro-Brasileiro, para o desenvolvimento da formação intercultural e decolonial.

A programação prevê sessões de Comunicações, palestras sobre “A relação entre construção do conhecimento e desigualdade racial” e acerca da “África no ensino de filosofia - um problema?”; mesa-redonda a respeito da educação das relações étnico-raciais e sobre a experiência na sala de aula, com as participações de professores da UEM e das universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Rio de Janeiro (UERJ), além de professores do magistério estadual ligados a colégios em Maringá.