DEF Brinquedos

Entrega em comunidades carentes é uma experiência que transforma os alunos e as crianças beneficiadas

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O Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou quarta-feira (26), no projeto social “Estrela Mãe”, no Parque São Jorge, em Paiçandu, a doação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos do curso, por meio da disciplina de “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”, dirigidas pelo professor Anselmo Alexandre Mendes. 

Segundo o voluntário Edson Ajax Geraldo, o projeto surgiu durante a pandemia de Covid-19, pois, muitas pessoas na época ficaram desempregadas e com muitas dificuldades, e ele veio para tentar amenizar a carência de várias famílias. “Com as doações que recebíamos e recebemos até hoje, servimos café da manhã balanceado e almoço para as crianças. São aproximadamente 80 crianças e 50 famílias assistidas pelo projeto. Quando recebemos cestas básicas atendemos quem é do projeto, e se por acaso sobrar, temos uma lista de pessoas que não participam e automaticamente repassamos para essas famílias”.   

Para o professor Anselmo Alexandre Mendes, “uma das perspectivas abordadas na disciplina de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras do curso de Educação Física da UEM é a questão de trabalhar interdisciplinarmente, o que é, muitas vezes, um dos grandes desafios do ensino na atualidade, em todos os níveis”. 

Desta forma, quando os alunos são expostos a esse trabalho, eles aprendem a relacionar conceitos de diversas disciplinas, o que estimula o pensamento crítico e criativo. Além disso, essa metodologia incentiva a colaboração entre estudantes com habilidades e perspectivas diversas, simulando situações da realidade em que o trabalho em equipe é essencial. 

O professor Anselmo afirma ainda que “na disciplina em questão, ao trabalhar com brinquedos de sucata, por exemplo, os alunos podem aplicar conceitos de física, matemática, artes e até mesmo sociologia (perspectiva “inter” no interior da escola). Essa abordagem estimula a criatividade e a inovação, tornando o processo de aprendizado mais significativo e atrativo”. 

Ele ainda destaca que “de um lado nós temos a questão clara do brincar, do lúdico, e aí o outro aspecto também que envolve bastante a questão do meio ambiente, de coisas que de repente poderiam parar na natureza, acabam sendo ressignificadas no sentido de transformar em algo que possa ser produtivo, que o brincar é algo muito produtivo”. 

Ele conclui “a entrega dos brinquedos em comunidades carentes pode ser uma experiência transformadora tanto para os alunos quanto para as crianças beneficiadas. Esses brinquedos promovem às crianças, momentos de diversão e aprendizado. Afinal, o principal instrumento pedagógico de aprendizagem dos pequenos é a brincadeira. Já para as comunidades carentes, a iniciativa pode representar muito mais que brinquedos, ela mostra que pessoas se importam e estão dispostas a investir tempo e esforço em prol do desenvolvimento e felicidade das crianças. É a UEM sempre impactando junto à comunidade, mesmo sendo por meio do trabalho da perspectiva do ensino, ela ainda é marcante na vida das comunidades ao redor”.