UEM

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode participar; candidatos farão uma redação on-line

A Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulga chamada única da terceira etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2023, e que prevê uma nova forma de ingresso por meio de uma Redação, a ser redigida de forma on-line no Formulário de Inscrição, e a apresentação do Histórico Escolar. O edital nº 064/2023-DAA pode ser acessado neste link.

As inscrições serão realizadas pelo site da DAA nos dias 17, a partir das 10h, e 18 de junho, até as 23h59min. O candidato deve indicar, no ato da inscrição, até cinco cursos, em ordem de preferência, para os quais deseja concorrer para vaga remanescente.

A redação deverá ser redigida durante o preenchimento do Formulário de Inscrição. Com valor de 0 a 100 pontos, ela deverá ter entre 10 a 15 linhas digitadas (aproximadamente 850 a 1300 caracteres). Os critérios para a avaliação são a capacidade de produzir o que foi solicitado, atendimento à modalidade culta da língua escrita e a capacidade de estabelecer relações entre ideias na organização textual.

O resultado será divulgado até o dia 21 de julho. Os aprovados deverão realizar a matrícula, exclusivamente pelo site da DAA, entre os dias 21 a 23 de julho. Os documentos obrigatórios para a efetivação da matrícula são: Certidão de Nascimento ou Casamento; Documento de Identidade (RG ou CHN) e Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão.

Vale ressaltar que os candidatos classificados para o curso de Graduação em Música, em qualquer uma de suas habilitações, devem ser submetidos à prova de habilidades específicas em música.

O Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes é totalmente gratuito, e o ingresso no curso será imediato. São 666 vagas em cursos presenciais e 145 em cursos EaD, totalizando 811 vagas.

É uma oportunidade a mais para quem pretende estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Vagas:

Câmpus Sede – Maringá

Administração, Bioquímica, Ciências Econômicas, Ciências Sociais - Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção - Agroindústria, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física - Bacharelado, Física – Licenciatura, Geografia – Bacharelado Noturno, Geografia – Licenciatura Matutino, Geografia – Licenciatura Noturno, História Matutino, Letras - Inglês - Licenciatura/Bacharelado, Letras - Português/Francês - Licenciatura, Letras – Português – Licenciatura, Matemática – Bacharelado, Matemática – Licenciatura, Música – Bacharelado – Composição, Música – Bacharelado – Contrabaixo, Música – Bacharelado – Flauta Transversal, Música - Bacharelado - Violão, Música – Bacharelado – Regência, Música – Licenciatura – Educação Musical, Pedagogia Matutino, Pedagogia Noturno, Química – Bacharelado, Química – Licenciatura e Zootecnia.

Câmpus Regional de Cianorte

Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia.

Câmpus do Arenito - Cidade Gaúcha

Engenharia Agrícola.

Câmpus Regional de Goioerê

Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Física - Bacharelado em Física Médica e Física - Licenciatura.

Câmpus Regional do Vale do Ivaí – Ivaiporã

Educação Física, História e Serviço Social.

Câmpus Regional de Umuarama

Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente.

Modalidade de Educação a Distância/Polo:

Ciências Biológicas: Astorga, Goioerê, Nova Londrina, Sarandi, Assaí e Londrina.

Física: Goioerê, Umuarama, Londrina e Pato Branco.

História: Astorga, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Cruzeiro do Oeste, Tamarana.

Letras: Assaí, Astorga, Flor da Serra do Sul, Jaguapitã e São João do Ivaí.

Tecnólogo em Gestão Pública: Paranavaí, Nova Londrina, Astorga e Faxinal.

Serviço: outras informações podem ser obtidas por meio do site do DAA ou no edital que regulamenta esse processo seletivo.