IMG 6625

Iniciativa, que ocorre desde 2010, proporciona mais autonomia à família e ao indivíduo com a doença

A equipe de enfermagem do Ambulatório do Hemocentro Regional de Maringá desde 2010 faz o treinamento de pacientes hemofílicos ou seus cuidadores para realizarem o tratamento em casa. Esta capacitação se inicia em entender a apresentação do medicamento, depois como lavar corretamente as mãos, em seguida o preparo da medicação e por fim a realização da infusão endovenosa (aplicação) da mesma. 

A hemofilia é uma doença genética e hereditária ligado ao cromossomo X, que causa distúrbio na coagulação do sangue o que provoca sangramentos espontâneos, principalmente em articulações e músculos, causando danos à saúde. Cerca de 70 pessoas já receberam este treinamento que tem como objetivo dar autonomia à família e ao indivíduo, pois o tratamento domiciliar é a melhor alternativa para manter estes pacientes saudáveis, produtivos e independentes.

IMG 6639

A enfermeira Lóide Hirle explica que há alguns anos atrás o tratamento era feito quando havia um sangramento ativo. Neste caso, o paciente vinha até o Hemocentro para receber infusão endovenosa do fator deficiente. “Atualmente o tratamento passou a ser profilático, ou seja, a pessoa recebe infusão da medicação para não ter sangramento e assim ter uma vida plena e produtiva. Este tratamento profilático é individualizado, pois a resposta é diferente para cada paciente. Sendo assim, alguns indivíduos fazem a infusão duas vezes por semana e há aqueles que fazem em dias alternados”.

Referência regional: O ambulatório do Hemocentro é referência para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de coagulopatias para os 30 municípios que fazem parte a 15ª Regional de Saúde do Estado. Além de tratar pacientes com hemofilia A ou B, também atende pessoas com Doença de Von Willebrand e com outros distúrbios de coagulação.  Quando acontecem as intercorrências ou casos de emergência, os pacientes são atendidos no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), que também é referência regional.