Captura de tela 2023 07 11 155801

Inscrições estão abertas para o público; o evento ocorrerá entre os dias 15 e 23 de setembro

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar o XXV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e o IV Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana (CIAU). Os eventos serão realizados, de 15 a 23 de setembro, pela Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selurb), do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). As inscrições já estão abertas para o público, podendo ser acessadas neste link.

O Congresso chega a Maringá para fortalecer a pesquisa, ciência, tecnologia e profissionalização da área e da conscientização pública. Realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), tendo a UEM como parceira, o evento possui destaque internacional, com chancela da maior sociedade do planeta, a Internacional Society of Arboritculture com sede em Atlanta, nos Estados Unidos.

O Congresso contará com palestrantes de referências internacionais, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cujo resposta ao convite ainda está para ser confirmada. A ministra deve proferir a conferência de abertura, em 19 de setembro.

Também farão palestras o secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; o pesquisador em arboricultura, da Bartlett Tree Experts, Tom Smiley; o co-fundador e diretor executivo da Treeconomics, Kenton Rogers; o diretor executivo da Arboricultural Association, John Parker; e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Demóstenes Ferreira de Silva Filho; entre outros.

A cidade maringaense é prova que arborização é qualidade de vida. A presença de árvores também implica na regulação da temperatura, ao oferecer conforto térmico, redução do impacto e da irradiação solar, controlando a umidade e o combate à poluição do ar.

No evento também haverá outros atrativos, bem como o Campeonato Brasileiro de Escaladas em Árvores. A programação ainda prevê diversos minicursos, palestras, visita técnica e mesas redondas. Além do câmpus-sede da UEM, a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) também receberá algumas atividades.

Para se inscrever basta acessar o site e pagar a taxa de inscrição. A taxa varia entre R$ 50 a R$100.

Organização e realização: PMM, Selurb, SBAU e IAM.

Informações, acesse: Clicando aqui