AulainauguralTGP1

Graduação em rede tem parceria entre seis universidades estaduais; aula inaugural será com transmissão on-line

O principal papel de uma Instituição de Ensino Superior é o comprometimento com as demandas sociais e com o ensino de qualidade ofertado. Desta forma, neste semestre, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Administração (DAD), juntamente com os Pólos de Apoio Presencial, ministra em rede o curso superior Tecnologia em Gestão Pública EaD. Nesta segunda-feira (10), às 19h30, via YouTube, para marcar o início do curso EaD. Será desenvolvida uma aula inaugural com a docente e pesquisadora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco.

A graduação é uma parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

O curso é ofertado em rede entre seis universidades estaduais do Estado que participam da UAB e tem duração de dois anos. Durante a graduação, os alunos terão contato com 34 disciplinas e acumularão mais de 1,9 mil horas de estudo.

Esta é a 1ª vez que o curso é ofertado em rede, sendo que, no ano de 2018, já foi ministrado na UEM. Para a turma que inicia hoje (10), foram preenchidas mais de 130 vagas, distribuídas entre cinco polos da Instituição. Para a formulação do projeto político-pedagógico foi criado um grupo de trabalho,  com os coordenadores de curso da UEM, UEL, UEPG, UENP, Unicentro E Unioeste. Houve uma agenda semanal de encontros para distribuir tarefas e discutir os resultados. Esse grupo continua se encontrando para planejar e organizar a grade, agora junto com a equipe da UVPR.

“É sempre benéfico ofertarmos oportunidades de ensino gratuito e de qualidade aos locais onde o acesso à universidade fica a desejar. A EaD visa suprir essa demanda. Para a UEM, ofertar um curso em rede proporciona novas experiências de aprendizado para toda a comunidade universitária, não só local, como em nível estadual.”, comentou o coordenador do curso e docente na UEM, Augusto Cesare de Campos Soares, sobre a importância da formação de tecnólogos.

Para o professor Soares, que participa do grupo de trabalho, juntamente com outros profissionais das outras Instituições de Ensino Superior, "a iniciativa tem sido uma experiência inovadora e produtiva, tanto que o novo curso propiciará ao estudante, um aprendizado de qualidade, com um corpo docente e técnico experiente e dedicado à área". O coordenador disse também que os futuros profissionais terão um engajamento com as três esferas públicas, além de trocar experiências com as "nossas irmãs" (as outras cinco universidades) e o envolvimento distinto de todas as IES.

Já a coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, ressaltou os bastidores e o trabalho desenvolvido anteriormente ao lançamento do curso. "Apesar de existir um único projeto, ele deve se adequar a todas as instituições que irão oferecer o curso em rede. O trabalho envolve muitos professores e de diferentes universidades, além de toda a equipe de tecnologia da informação, da produção de conteúdos e afins. “É u roteiro muito grande prá não falhar em nada, mas a gente acredita que essa experiência está, de alguma forma, gerando uma expectativa muito grande no próprio sistema, tanto em nível estadual, quanto na CAPES, para que cada vez mais a gente tenha cursos formatados em redes, porque há uma oxigenação dos processos, a gente consegue evoluir muito na qualidade do próprio curso”, completou a coordenadora.

Aula Inaugural com Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco: Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Urbanismo e Desenvolvimento Urbano - Universite de Paris XII (1981) e doutorado em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Universite de Paris XII (1985). É professora do quadro permanente da Fundação Getulio Vargas (FGV/SP), desde 1988. Foi presidente da ENAP Escola Nacional de Administração Pública, entre 1995 e 2002. No mesmo período, foi representante alterno do Brasil junto ao CLAD. Foi uma das criadoras dos Congressos CONSAD de Gestão Pública. Foi coordenadora Executiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (1990-1992). Sua área de pesquisa abrange Governo e Gestão Pública, com ênfase nos seguintes temas: Reforma do Estado, relações entre as esferas pública e privada, regulação, contratualização de resultados no setor público, dirigentes públicos. É coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Serviço: "Gestão Pública: Desafios Atuais"

Hoje (10), aula inaugural às 19h30, via YouTube. A transmissão poderá ser acompanhada pelo link.