Foram enviadas 88 propostas para serem examinadas, o processo continua devido à grande quantidade de documentos
Ontem (5) foi realizada, no auditório dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, a reunião do Comitê Regional da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para avaliar as propostas do primeiro edital de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que visa financiar projetos de pesquisa de parcerias entre empresas, municípios ou sociedade civil com as universidades.
Foram enviadas 88 propostas para serem examinadas. Esse processo continua hoje (6) e amanhã (7), devido à grande quantidade de documentos.
Segundo a coordenadora da Ageuni, professora Keila de Souza Silva, as etapas das análises de documentos foram divididas em duas: “a primeira consiste na avaliação das propostas, feitas pelo comitê, que foram enviadas: pelas empresas, cooperativas, associações, municípios, sociedades sem fins lucrativos, com os documentos, sobre a elegibilidade dos projetos de pesquisa enviados e depois, na sequência, divulga as que passaram para a próxima etapa”.
Na segunda, “a Ageuni, no primeiro momento, vai buscar especialistas dentro da UEM para que possam dar uma resposta para essas demandas. Eles terão um prazo para desenvolver o plano de trabalho, onde vão especificar quais ações, científicas e tecnológicas serão abordadas para dar uma solução. Após esse processo, que tem prazo dentro do edital, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), dará elegibilidade a proposta, e ela encaminhará para a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e lá será analisada pelo comitê estadual e por um consultor Ad hoc*, que vai dar o parecer sobre a parte científica e tecnológica e, a Seti delibera quanto de dinheiro vai ser disponibilizado para aquela demanda” conclui.
Segue abaixo o cronograma das etapas e prazos
Avaliação de propostas pelo Comitê Regional: entre 30 de junho e 9 de julho.
Edital de resultado do Comitê Regional: 11 de julho.
Submissão do plano de trabalho e respectivo plano de aplicação ao Fundo Paraná: de 12 de julho a 31 de agosto.
Parecer do Consultor Ad hoc do Fundo Paraná: de 1º a 15 de setembro.
Sessão de avaliação de propostas pelo Comitê Estadual: 20 de setembro.
Edital de Resultado do Comitê Estadual: 22 de setembro.
Assinatura dos termos de convênio (condicionada à conclusão e aprovação dos procedimentos administrativos): 28 de setembro.
Publicação dos termos de convênio no Diário Oficial: 3 de outubro.
Transferência de recursos: a partir de 4 de outubro.
Acompanhamento e controle: durante todo o período do convênio.
Prestação de contas / devolução de saldos: até 45 dias do término do prazo do plano de trabalho.
Análise da prestação de contas: até 60 dias a partir da entrega da prestação de contas.
Encerramento: com a aprovação das contas.
Sobre: A Ageuni é um programa do Governo do Estado do Paraná e tem como objetivo integrar o setor público estadual, o setor empresarial, Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, suas Fundações de Apoio e o terceiro setor, quanto às iniciativas relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Ad hoc significa "para esta finalidade".