alunos com laptop bolsas uem

Também será aberto prazo para inscrição de bolsas IC no ensino médio, a partir do dia 10 a 24 de julho

A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), torna público o processo seletivo para seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af-IS) e o Programa de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária da Fundação Araucária (Pibis – Fundação Araucária). Também foi lançado o edital do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação Científica no Ensino Médio – Pibic-EM-UEM/CNPq. As inscrições estarão abertas a partir de 10 de julho até 24 de julho.

O Pibic tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnica-científica pela concessão de bolsas para alunos do ensino superior e médio, incentivar a formação de recursos humanos para pesquisa e extensão universitária direcionadas a temas de interesse social. Visa favorecer o acesso e a integração dos estudantes na cultura acadêmica por meio do sistema de cotas, além de proporcionar suporte financeiro aos alunos de graduação da UEM cujo ingresso tenha ocorrido por meio do sistema de cotas.

O Programa de bolsas Pibic-EM-UEM/CNPq é destinado ao ensino médio, nas seguintes escolas: Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP – Maringá), Colégio Estadual Bento Mussurunga (Umuarama), Colégio Estadual Tiradentes (Umuarama), Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, Colégio Estadual Pedro II (Umuarama), Centro Estadual de Educação Profissional do Noroeste (Diamante do Norte), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iglea Grollman (Cianorte), Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, Colégio Estadual Marechal Costa e Silva (Cidade Gaúcha).

As bolsas terão vigência de 12 meses ao todo. As bolsas Pibic-Af-IS e Pibis – FA terão como benefício descontos nas mensalidades do Instituto de Línguas (ILG) e do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), além de certificado de participação do programa. A Bolsa de Iniciação Científica do Ensino Médio terá valor mensal de R$ 300 a partir de setembro de 2023.

O orientador da bolsa tem como compromisso indicar um aluno que tenha ingressado na vida acadêmica pelo sistema de cotas sociais ou raciais da UEM e com perfil e desempenho compatíveis com as atividades previstas. Ainda deverá promover reuniões com fim de orientar os bolsistas em distintas fases do trabalho e acompanhar o trabalho do bolsista na apresentação dos resultados do projeto. Como requisito mínimo para professor na bolsa do ensino médio, basta ser professor efetivo da instituição, possuir titulação acadêmica de mestre, ter currículo lattes atualizado no CNPq, entre outros.

Como compromisso para o acadêmico das bolsas Pibic, o aluno deve ter advindo por meio das cotas sociais ou raciais no vestibular da UEM, não estar no último ano de graduação no ano letivo de 2023, não ter mais de três reprovações no ano anterior, não possuir nenhum curso superior concluído dentre outros requisitos. Como requisitos mínimos para estudantes do ensino médio, basta estarem vinculados ao 1° ou 2° ano do ensino médio, além de estar desvinculado do mercado de trabalho, ter frequência nas aulas igual ou superior a 80 e possuir currículo lattes atualizado, dentre outros.

Os resultados do processo de seleção das Bolsas Pibic-Af-IS e Pibis – FA serão postados a partir do dia 16 de agosto. A divulgação do processo de seleção das Bolsas Pibic-EM-UEM/CNPq será a partir de 28 de agosto.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)