WhatsApp Image 2023 06 28 at 16.42.45

Ambiente será palco de manifestações artísticas e culturais, integrando a UEM com a comunidade externa

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou hoje (28) o espaço artístico “Encontro das Artes”. A inauguração faz parte das atividades de recepção aos acadêmicos e calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o ano letivo de 2023. Também integra a programação da Semana de Integração das Artes e Comunicação.

Para o diretor de cultura da UEM e professor do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), André Luis Rosa, o Encontro das Artes foi uma conquista não só para os cursos de Artes e Comunicação como para toda instituição. Ele comenta que “é um novo espaço ao ar livre, uma praça, um teatro de arena, onde a gente pode receber produções internas, no campo de arte e cultura, como também produções externas. É um lugar de aglutinação, de encontro. É lugar que a gente pode se encontrar para produzir arte, expandir e partilhar”. 

 

WhatsApp Image 2023 06 28 at 16.44.17

 

O espaço está localizado ao lado do Teatro Universitário de Maringá (TUM), no Bloco O-08 no câmpus sede. A criação desse ambiente se deu por conta da necessidade de reformas dos blocos de Artes Cênicas e Artes Visuais. Ele foi pensado como um espaço de integração da universidade com a comunidade externa. Além disso, é um importante ponto de encontro para todas as artes presentes na universidade, principalmente dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Comunicação e Multimeios. 

O nome Encontro as Artes foi escolhido por meio de uma enquete entre os estudantes e professores. Sua gestão ficará a cargo da Reitoria e da Diretoria de Cultura (DCU). 

 

WhatsApp Image 2023 06 28 at 16.42.43

 

Para comemorar o novo local, foram realizadas performances e cenas, sarau de música, feirinha de Artes Visuais e exibições audiovisuais. A cerimônia de inauguração reuniu estudantes e professores, autoridades acadêmicas e culturais, como pró-reitores, assessores, e diretores da UEM, mais o secretário municipal de Cultura, Victor Simião, e outros representantes da pasta. O reitor e a vice-reitora da universidade, Leandro Vanalli e Gisele Mendes, não puderam comparecer porque viajaram para a colação de grau do Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha. 

Para finalizar as atividades propostas desde segunda-feira para a “Calourada”, das 18h às 22h, ao lado do Restaurante Universitário ocorre a exposição dos setores/programas: Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Instituto de Línguas (ILG), Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), Paraná Fala Inglês (PFI), Paraná Fala Espanhol, Paraná Fala Francês, oficinas Prointe de Francês e de Português para estrangeiros. O Prointe também divulgará as ações de seu programa aos calouros.

Às 19h30 será realizada uma passagem pela exposição do Museu da Bacia do Paraná, localizada na galeria da Pró-Reitoria de Ensino e Cultura (PEC, no Bloco A-34. Posteriormente um grupo seguirá para o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) e o outro para o TUM.

Às 20h ocorre a apresentação do espetáculo “Conselho de Classe”, de Jô Bilac, organizado pelo projeto de extensão “ETTE - Entre a Escola no Teatro e o Teatro na escola: interações e pedagogias possíveis” do curso Artes Cênicas. 

O texto da peça apresenta uma reunião de professores, da escola Estadual Dias Gomes desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder na instituição de ensino, gerando discussões no âmbito das questões políticas da educação, além de trazer à tona questões relacionadas à constituição e atuação de conselhos escolares e da organização escolar brasileira. 

Para conferir a programação completa desse último dia acesse aqui.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)