Captura de tela 2023 06 28 154321A universidade possui 63 patentes concedidas pelo INPI; outros 71 pedidos estão em fase de análise

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplada com a concessão de mais uma carta patente, emitida ontem (27), pelo Instituto Nacional da Propriedade Nacional (INPI). A carta patente foi concedida na área de aplicação de metal mecânica.

A concessão em questão foi para a invenção intitulada “Suporte automatizado para fixação e condução de ligas metálicas em equipamento automatizado de solda capacitiva com ambiente inerte para ligas de pequena espessura”. A pesquisa tem como inventores responsáveis os pesquisadores Cid Marcos Gonçalves Andrade, Igor Rossi Fermo, Victor Ramom Ribeiro Valéreo da Silva, Rubens Zenko Sakiyama e Marcos Silva.

A invenção consiste em um suporte de fixação e condução empregado em um equipamento de solda capacitiva em ambiente inerte, que é capaz de realizar união de ligas metálicas de pequenas espessuras, principalmente na fabricação de termopares. Tudo isso, de modo automatizado, utilizando um microprocessador e periféricos de baixo custo, visando a uma união de qualidade e com um mínimo de matéria prima..

O invento pode ser aplicado na confecção de sensores de temperatura do tipo termopar, mas também pode ser utilizado para a união de ligas metálicas de pequena espessura em geral.

Diferenciais

O suporte e equipamento propostos podem fazer da soldagem de ligas metálicas de pequena espessura um processo quase totalmente automatizado, exigindo um mínimo de contato humano.

A energia utilizada para a soldagem é dimensionada por meio de cálculos termodinâmicos, onde é utilizada somente a energia necessária para a soldagem. O processo de posicionamento e condução é feito de forma automática, eliminando possíveis falhas humanas no posicionamento da liga metálica no momento de soldagem e é feito em um ambiente inerte.

Com isso, a universidade conta com 63 patentes concedidas em toda a história e aguarda, ainda, a análise de outros 71 pedidos que estão depositados junto ao INPI.

Para outras informações sobre a concessão da carta patente, acesse este link.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)