2023 06 22 Colação Goioere 11257

Reitora em exercício renovou os cumprimentos aos graduados, que passam a compor o rol dos 81.308 formados pela UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu continuidade ontem (22), no Auditório do câmpus Regional de Goioerê, às solenidades de colação de grau de 2022, agora dos câmpus regionais, entregando 16 diplomas de conclusão de curso aos formandos de sete cursos.

Os certificados entregues contemplam os cursos de graduação de Administração Pública EaD (1), Ciências Biológicas EaD (1), Engenharia de Produção (4), Engenharia Têxtil (2), Física (2), Licenciatura Plena em Ciências (5) e Pedagogia EaD (1).

reitora 2

A reitora em exercício Gisele Mendes disse para todos os presentes que, “no ano de 1986, a UEM começava a dar mostras de sua abrangência regional com a criação e a implantação dos câmpus regionais, e essa tendência ganhou consistência com a criação e a implantação com o de Goioerê, em 10 de agosto de 1991, com dois cursos: Engenharia Têxtil e Licenciatura Plena em Ciências. Em 2011 teve início dois novos cursos presenciais: Licenciatura em Física e Engenharia de Produção. Mais recentemente, ganhou o curso de Física Médica, um dos únicos do Brasil e o segundo da região sul com esta especificidade”.

Ela ainda lembrou que na modalidade EaD, Goioerê mantêm cursos de graduação em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Biológicas e História. E que o câmpus regional vem sendo tratado como um importante polo de educação a distância, proporcionando a centenas de pessoas a possibilidade de cursarem o ensino superior, com qualidade e gratuidade.

Paraninfa 2

A professora Maria Aparecida da Conceição dos Santos, do Departamento de Ciências (DCI), disse que foi uma grande honra receber esse convite, e que não tinha palavras para agradecer e expressar a imensa alegria que estava sentindo por estar sendo homenageada neste dia como paraninfa geral do câmpus.

A professora disse que não poderia deixar de agradecer às pessoas que ajudaram os acadêmicos chegarem onde chegaram, “às pessoas que disponibilizaram os ombros para vocês, que serviram de amparo e apoio para aqueles dias em que as lágrimas rolaram, para os dias em que vocês se sentiram fracos, a nossa gratidão a todos, que foram alicerces dos formandos, apoiando para que se levantassem e não desistissem no meio do caminho. E neste processo vocês fizeram novos amigos que seguiram juntos com vocês, e se tornaram mais fortes, mais maduros e preparados para a realidade que esperam no mundo profissional. Deixo um pedido a vocês de onde vocês estiverem, seja na empresa, seja numa escola, no colégio, sejam éticos, pois é essa ação de sua vida que fará vocês se destacarem entre uns poucos profissionais, seja você professor ou engenheiro, sempre aja com ética, respeitando as pessoas com o olhar de empatia e gesto de respeito” concluiu.

orador

O orador da turma, Ezequias Alves da Silva, do curso de Licenciatura de Ciências, afirmou que “todo esse processo se compõe de múltiplas experiências, chamado vida acadêmica. Chegamos, entramos, nos conhecemos, relacionamos e fomos nos adaptando. Pouco a pouco percebemos o que é viver a universidade em todos os seus meandros. Por vezes frustrados aos ideais irrealistas que tínhamos sobre uma profissão. Hoje, mesmo em meio a tudo que passamos, podemos dizer sim, estamos nos formando. E sobretudo, pela nossa capacidade de adaptação, resiliência e reconstrução. Assim, certos de que tudo o que vivemos até o dia de hoje, já são memórias, fruto desse experimento chamado processo de formação profissional ou apenas UEM”.

Na cerimonia

Na cerimônia foi anunciado que a partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital”. Ao investir nessa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”.

Ao final, a reitora em exercício renovou os cumprimentos aos graduados, que passaram a compor o rol dos 81.308 formados pela Universidade Estadual de Maringá.

final

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito do Municipal de Goioerê, Roberto dos Reis de Lima, a paraninfa da noite, Maria Aparecida da Conceição dos Santos, o diretor do Câmpus Regional de Goioerê, Washington Luiz Feliz Santos, secretários municipais e membros do Poder Executivo de Maringá e região, membros do Poder Legislativo estadual e municipal, representantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores e coordenadoras dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação, membros do Conselho de Administração, diretores dos Centros de Ensino, demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas, pró-reitores da gestão 2022-2026, servidores docentes, agentes universitários, familiares, amigos, acompanhantes, estudantes e graduados.