Uso do cimento na carie

Evento feito em parceria da Secretaria de Saúde com o DOD vai permitir que população seja melhor atendida

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou, nesta quarta-feira (21), no Bloco E-90, o curso "Estágio atual dos cimentos de ionômero de vidro e evidências científicas para a sua indicação", onde foram capacitados, sobre a técnica, mais de 200 profissionais da rede pública municipal, estudantes de graduação e residentes em Saúde Coletiva e da Família.

Ministrado pela professora doutora Renata Corrêa Pascotto, docente aposentada do Departamento de Odontologia (DOD), o curso é fruto da parceria da gerência de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Maringá, com o DOD da UEM.

Os cimentos de ionômero de vidro são materiais restauradores que consistem de um pó e um líquido, que, misturados, produzem uma massa plástica que se torna rígida. Podem ser indicados para restauração de cavidades, especialmente em paciente com alto risco à cárie, devido às propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.

A capacitação dos profissionais do município de Maringá para a utilização de novos materiais e técnicas, trazendo evidências científicas recentes, têm o objetivo de auxiliar as equipes das Unidades Básicas (UBSs) a melhorarem o processo de trabalho, de modo a atender a população com mais qualidade e resolutividade.

Ampliar o acesso

A cirurgiã-dentista Deborah Esperidião Fioroni, gerente de Saúde Bucal de Maringá, ressalta que é importante ampliar o acesso da população ao atendimento odontológico e a utilização do cimento de ionômero de vidro na técnica do Tratamento Restaurador Atraumático tem o potencial de auxiliar as equipes do município.

Recentemente, Fioroni recebeu o primeiro lugar na primeira etapa do concurso "Aqui tem SUS" da 18ª. Mostra de Experiência dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), realizado pela 15ª. Regional de Saúde do Paraná, com um trabalho desenvolvido em parceria com o projeto “Sorrir com Saúde”, da UEM.

Trata-se do trabalho “Instituindo a Técnica Restauradora Atraumática no Tratamento da cárie dentária em escolares de Maringá", que passou para a etapa nacional prevista para acontecer no XXXVII Congresso Nacional do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em 16 e 17 de julho, em Goiânia.