Sul Leite capa

Com o tema sustentabilidade na pecuária leiteira, manejo nutricional, sistemas de produção e qualidade do leite

A 10ª edição do Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil (Sul Leite) foi realizado no início deste mês, na Casa Cultural, em Marechal Cândido Rondon (PR), e teve como tema central a sustentabilidade na pecuária leiteira, manejo nutricional e reprodutivo, sistemas de produção e qualidade do leite. O evento também contou com a 1ª Edição do Hackathon, visando promover soluções para a pecuária leiteira nacional.  

O simpósio teve seu início em 2002 e foi criado por um grupo de pesquisadores, professores, técnicos e estudantes envolvidos na melhoria da qualidade do leite e no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da região sul do país. Ele é organizado por professores e pesquisadores da área de zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).  

O Sul Leite contou com palestras de especialistas e apoiadores. Também com bate-papos, mesas redondas e apresentações sobre o tema central.  

Já o Hackathon, ocorreu na Unioeste, câmpus Marechal Cândido Rondon, logo após a 10ª Sul Leite. Ele é uma competição imersiva na qual equipes selecionam desafios propostos pela organização e trabalham incansavelmente durante 36 horas para criar soluções de software ou hardware que possam resolver um dos desafios apresentados. 

Além disso, o evento promoveu o contato direto entre produtores de leite, extensionistas, técnicos, cooperativas e estudantes. Contou com a participação dos alunos de graduação, pós-graduação e docentes do curso de zootecnia da UEM.