2023 06 16 Colação Maringa 10520

Entre os graduados, no curso de História EaD pela UEM, a mulher indígena Kaigang, de 67 anos, Gilda Kuita Rodrigues

Galeria de fotos

Na solenidade de colação de grau de 2022, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizada na sexta-feira (16), no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, 711 graduados receberam diplomas de conclusão de curso em 27 cursos ligados aos Centros de Ciências Agrárias, de Ciências Exatas, de Ciências da Saúde e de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Os certificados entregues contemplam os cursos de graduação: Agronomia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Educação Física, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, História EaD, Letras, Letras EaD, Matemática, Música, Odontologia, Pedagogia, Pedagogia EaD, Pedagogia Parfor, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue e Zootecnia.

 

2023 06 16 Colação Maringa 10564

 

Entre os formandos, no Curso de História EaD pela UEM, está a indígena Kaigang, de 67 anos, Gilda Kuita Rodrigues. Precursora da Educação Escolar Indígena no Paraná, ela reside na atual Terra Indígena Apucaraninha, no município de Tamarana, no norte do estado. Gilda tem suas origens no povo Xokleng, especificamente do vale do rio Itajaí, em Santa Catarina, onde hoje é a Terra Indígena Ibirama/Laklãnõ. De toda forma, suas raízes também têm laços com a etnia Kaingang, principalmente do vale do rio Tibagi, no Paraná.

Gilda passa a compor o rol dos 81.291 graduados e graduadas pela Universidade Estadual de Maringá.

 

Gisele sexta

 

A reitora em exercício Gisele Mendes disse para todos os presentes que “hoje realizo o discurso como a segunda professora e mulher a assumir o cargo de reitora em exercício da UEM em seus 53 anos de história, e, faço representando o professor Leandro Vanalli, que está em viagem oficial ao Japão. Me faz rememorar a minha própria colação de grau na instituição há 22 anos. A experiência como chefe de departamento, diretora de centro e membro do conselho de administração, me mostrou a importância das lutas da gestão universitária como instrumento de garantia do ensino superior sempre público, gratuito e de qualidade”.

Mendes salientou que o direito à educação é o adubo da nossa árvore, o incentivo que não pode faltar e o direito à Educação é fundamental a todas as pessoas como instrumento redentor e edificante das sociedades humanas. "Nesse sentido, o estado tem o dever de proporcionar a todos esse direito e essa oportunidade”.

A reitora em exercício também enfatizou na cerimônia que nessa formatura completa-se mais 80 mil frutos da árvore da nossa UEM, neste ano. Com essa oportunidade que vocês tiveram e souberam aproveitar, hoje vocês se tornam profissionais e isso implica necessariamente passar pelos bancos de uma instituição de ensino superior, completando o ciclo que na constituição prevê desde o ensino básico, passando pelo fundamental e pelo ensino médio, e após uma dura seleção pelo PAS e vestibular, chegar a compor os quadros de uma universidade pública que hoje figura como a 5ª melhor universidade do país”. E não se esqueçam deste conselho: Gisele – “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo” Martin Luther King.

 

Lua

 

A professora, artista, pesquisadora pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), graduada em Artes Cênicas pela instituição, Lua Lamberti de Abreu, agradeceu a honra e o privilégio de estar ali como paraninfa, “não só na condição de única docente travesti, mas vinculada a um curso precarizado, de Artes, no cargo de professora colaboradora, temporária, o que me coloca na margem da margem do centro. Não há título, publicação ou vaga pública que se aproxime da grandeza que é estar aqui, e eu nunca deixarei de ser grata e emocionada por isso me ter sido proporcionado por vocês”. 

Lua ainda reforça: “não esqueçam suas bases, não deixem o mundo deslumbrar vocês, não se convençam de que seus princípios são irreais, não se apequenem perante a vida. Hoje, aqui, eu afirmo, sejam imensos. Tomem o mundo e o redesenhem como vocês acreditam. Sejam lendários, fortes, sublimes e éticos. Que a vida sopre bons ventos para vocês, e vocês não tenham medo do salto, de planar, e mesmo de cair. Hoje desejo um futuro, com orgulho do presente e com a humildade do passado, suas vidas não sejam medidas pelas réguas da norma, pelos princípios dos outros e, acima de tudo, vocês vivam e se orgulhem do que viveram. Que vocês afetem o mundo e deixem o mundo afetar também”.

 

Oradora sexta

 

A oradora da turma, Ellen Krug Shiguematsu, do curso de Letras, trouxe em seu discurso uma reflexão sobre as mudanças pessoais de cada formando, “hoje, olhando para trás, percebo que cada lágrima, cada sorriso, cada abraço, cada conquista, valeu a pena. Cada um de nós tem uma história, uma trajetória, uma motivação. Mas todos nós chegamos aqui com um objetivo em comum: a busca pelo conhecimento, pelo crescimento, pela realização, e nós conseguimos. Fizemos das salas de aula, centros acadêmicos, na Biblioteca Central (BCE), na cantina e Restaurante Universitário (RU), uma extensão de nosso lar, onde passamos incontáveis horas nos últimos anos. Enfim, chegou o momento de seguir em frente, de enfrentar novos desafios, de realizar novos sonhos. Mas saibam que, independentemente de onde a vida nos levar, teremos sempre uma parte da UEM em nós"..

E, no encerramento, Shiguematsu deixou uma mensagem de esperança e otimismo, “o mundo precisa de pessoas que lutem pelos seus ideais, que sejam empáticas, solidárias e que façam a diferença. Que possamos usar o conhecimento e habilidades adquiridos aqui para construir um mundo melhor, mais justo e mais humano, retornando para a sociedade os nossos talentos. Como um personagem muito sábio disse uma vez: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, e essa, meus caros colegas, é a carga que um diploma da UEM traz. Não podemos simplesmente ignorar nossos deveres. Então quem vocês podem ser no futuro? Quem vocês querem ser? Essa será uma decisão tomada diariamente daqui em diante. Caberá a cada um de vocês escolher esconder suas habilidades ou ser o herói de sua própria história”.

 

Laureados sexta

 

O diploma especial de láurea acadêmica foi entregue a 50 formandos, uma honraria concedida aos estudantes com pelo menos dois terços das notas com nota nove ou superior durante o curso.

A partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital” e com essa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito em exercício de Maringá, Edson Scabora, a paraninfa da noite e professora pelo PPE, Lua Lamberti de Abreu, membros do Conselho Universitário, membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação, membros do Conselho de Administração, diretores dos Centros de Ensino, membros do Conselho de Integração Universidade-Comunidade da Universidade Estadual de Maringá, demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas, servidores docentes, agentes universitários, familiares, amigos, acompanhantes, estudantes e graduados da UEM. 

 

 Caapa sexta ou demais formaturas 1

 

Agenda das próximas solenidades de colação de grau da UEM, na região:

Câmpus Regional de Goioerê

Data: 22 de junho (quinta-feira)

Local: Auditório do Câmpus Regional de Goioerê 

Horário: 19 horas

 

Câmpus Regional do Vale do Ivaí (Ivaiporã)

Data: 23 de junho (sexta-feira)

Local: Centro Cultural Olivia Hauptmann 

Horário: 19 horas

 

Câmpus Regional do Arenito (Cidade Gaúcha)

Data: 28 de junho (quarta-feira)

Local: Auditório do Câmpus Regional do Arenito 

Horário: 19 horas

 

Câmpus Regional de Umuarama

Data: 29 de junho (quinta-feira)

Local: Metropolitan Centro de Eventos 

Horário: 19 horas

 

Câmpus Regional de Cianorte

Data: 30 de junho (sexta-feira)

Local: Cianorte Clube

Horário: 19 horas