WhatsApp Image 2023 06 14 at 4.52.37 PM

Coordenador estadual do PMO, professor Ednaldo Michelon, falou na abertura do evento

A Universidade Estadual de Maringá está representada no Encontro Estadual do Programa Paraná Mais Orgânico, que está sendo realizado em Curitiba, reunindo mais de 100 participantes.

Iniciado ontem (13), o evento segue até esta quinta-feira (15), sob organização do governo do Estado. O PMO visa debater temas relacionados à produção orgânica e promover parcerias estratégicas na agroecologia voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.

WhatsApp Image 2023 06 14 at 4.52.37 PM 1

Na cerimônia de abertura, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia da UEM, coordenador estadual do PMO, explicou que o programa é apresentado aos produtores e em seguida começa o processo de capacitação do agricultor de acordo com as normas da produção orgânica. “É necessária a certificação e acompanhamento dos produtores”, disse.

Durante a cerimônia, foi assinado o desembolso de aporte financeiro de R$ 7,9 milhões para ampliação da rede de núcleos de certificação orgânica e continuidade das atividades do PMO pelos próximos anos. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico.

Parte do montante liberado neste ano será aplicada em dois novos núcleos de Certificação Orgânica, um em Francisco Beltrão, ligado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e o outro em Umuarama, vinculado à UEM.

“É necessário ampliar o processo de certificação de novos produtores e de acompanhamento dos agricultores. Isso exige uma equipe qualificada para atender a produção orgânica paranaense”, afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

O PMO iniciou as atividades em 2009 com o intuito de auxiliar agricultores familiares no processo de conversão de lavouras tradicionais para o modelo orgânico e viabilizar as certificações das propriedades rurais.

A partir das atividades desenvolvidas no programa, o Paraná vem ampliando a quantidade de plantações livres de agrotóxicos, sementes transgênicas e outras substâncias tóxicas e sintéticas. Atualmente, são 3.803 produtores paranaenses com certificados de conformidade orgânica, segundo o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse número destaca o Paraná como o estado com mais propriedades certificadas do Brasil.

NÚCLEOS

O Paraná tem nove núcleos de certificação orgânica: em Bandeirantes (Uenp) e Londrina (UEL), na região Norte; em Guarapuava (Unicentro), no Centro-Sul; em Marechal Cândido Rondon (Unioeste), na região Oeste; em Maringá (UEM), no Noroeste; em Paranaguá (Unespar), no Litoral; e em Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) mantém núcleos de certificação em Curitiba, na Região Metropolitana, e em Ivaiporã, no Vale do Ivaí.