SIBUEM palestra

Programação incluiu informatização, temas diversificados, como inclusão e o atendimento por meio do sistema

Galeria de Fotos

A Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou no seu anfiteatro, nos dias 5 e 6 deste mês, o curso Sistema Integrado de Bibliotecas da UEM (SIB/UEM), com direito a certificado de 16 horas-aula, destinado à capacitação de servidores que atuam na área e em outros setores da instituição.

O SIB estabelece padrões e normas para o funcionamento das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de otimizar e disponibilizar o acervo aos acadêmicos nas áreas de gestão, inovação, tecnologia, como também o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços ofertados por meio das IES. Com isso, as bibliotecas estão estruturadas de forma a atender às funções de ensino, pesquisa e extensão em quantidade e qualidade para os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Interagem de forma informatizada e, para isto, oferecem treinamentos que contribuem para a homogeneização de atendimento e uso do sistema.

Durante os dois dias de encontro foram desenvolvidas diversas palestras nos períodos matutino e vespertino. Entre as primeiras atividades do curso, o tema destacado na abertura "A apresentação geral das bibliotecas do SIB UEM" teve participação dos ministrantes: Márcia Regina Paiva; Inês Rodrigues de Souza e Wagner Alexandre Jonas; Aline dos Santos Costa Pereira, Maria Aparecida da Silva Oliveira e Sirlene Valentim de Oliveira Costa; Aparecida de Lourdes Grejanin; Valdecira Amaro da Silva e Rodrigo Pinheiro Silva; Aparecida Malagolini; Martinha Huida Dias e Lisiani Cristina dos Santos; Maria Salete Ribelatto Arita e João Fábio Hildebrandt; Cicilia Conceição de Maria; Edilson Damásio e Gelson dos Santos Valentim.

"A Saúde do trabalhador" e "A sociedade brasileira e o racismo" tiveram, respectivamente, os ministrantes Wilson Rinaldi e a professora Marivânia Conceição Araújo.

No 2º dia de curso SIB UEM foram discutidos os temas "A importância da saúde mental em um contexto pós-pandemia: é possível retornar à realidade", com a ministrante Luiza Sharith Pereira Tavares; "Educação Inclusiva no Ensino Superior: o papel do Propae na UEM", com Elis Milena Veiga Moreira de Azevedo; "PCD: sensibilização para cultura inclusiva", com Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar. No encerramento, outras duas palestras marcaram o evento: "Rede Cariniana", com Edilson Damásio e "Orientações quanto à assistência e saúde do trabalhador na UEM", com a assistente social da UEM, Helena Maria Ramos dos Santos.