Durante a pesquisa, foram aplicadas técnicas de machine learning em dados do Ministério do Trabalho do Brasil
O auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Enádio da Silva Barbosa, e também pós-graduando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá (PCC/UEM), apresentou no dia 25 de abril o trabalho intitulado “Labor Accidents Classification Using Machine Learning” (“Classificação de Acidentes de Trabalho Utilizando Aprendizagem de Máquina”, em tradução livre) durante a 25° Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação Empresarial (ICEIS), realizada em Praga, na República Tcheca.
O trabalho é orientado pelos professores Diego Bertolini e Yandre Costa, ambos do PCC/UEM, e também teve co-autoria do professor Juliano Foleis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Campo Mourão.
O artigo propõe a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina sobre dados reais do mercado de trabalho do Brasil para encontrar padrões relacionados a acidentes de trabalho conforme as leis brasileiras. Durante o desenvolvimento do trabalho, o sigilo associado a esses dados foi obedecido, respeitando as diretrizes do MTE.
Na pesquisa foram aplicadas técnicas de inteligência artificial para selecionar dados relevantes e, posteriormente, foram empregadas estratégias para criar uma representação apropriada dos dados. Em seguida, foram empregados algoritmos de aprendizagem de máquina para classificar os acidentes automaticamente de acordo com as categorias de acidente previstas no banco de dados do Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do Ministério do Trabalho. Essas informações são importantes para permitir que autoridades trabalhistas entendam melhor as circunstâncias dos acidentes e ajudem a planejar e criar estratégias mais específicas para prevenção dos mesmos.
O trabalho completo pode ser acessado por meio deste link.
O objetivo do ICEIS é reunir pesquisadores, engenheiros e profissionais interessados nos avanços e aplicações de sistemas de informação no ambiente corporativo. A edição de 2024 está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 30 de abril, em Angers, na França.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)