WhatsApp Image 2023 05 30 at 15.34.51

Evento tem como propósito conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde no trânsito

Ontem (29) ocorreu o encerramento da campanha “Maio Amarelo” com a participação da Liga Acadêmica de Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica (Laeve), dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) e do Programa de Educação Tutorial (PET) da Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento foi realizado na Feira do Produtor de Maringá, na Vila Olímpica, das 14h às 18h.

A professora Débora Moura, do Departamento de Enfermagem (DEN) e coordenadora-adjunta do Laeve, acompanhou os estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado) e de graduação em Enfermagem que compõem a Liga. Ela é integrante do Programa Vida no Trânsito (PVT) do Paraná e trabalha com esta questão há cerca de 10 anos.

As ações de saúde propostas tiveram foco na prevenção de acidentes no trânsito, objetivo do “Maio Amarelo”, e buscam chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A iniciativa contou com cerca de 250 pessoas que puderam aferir a pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal.

Além das atividades educativas em saúde, foram entregues à população folhetos ilustrativos e intervenções, nas vias, com a distribuição de matérias informativos relacionados à prevenção de acidentes de trânsito.

ipiccy image site site

A iniciativa faz parte do PVT, que reúne a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Polícia Militar (PM), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)