ompass tourist map focus compass needle

Inscrições para evento, promovido pelo DGE, estão abertas e programação contará com palestras e mesas-redondas

O Departamento de Geografia (DGE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá nos dias 10, 11, 12 e 15 de julho de 2023 o VVII Encontro Regional e XXIX Semana da Geografia (Olhares Geográficos, Sociedade e Natureza). O evento será presencial e irá ocorrer no câmpus sede da UEM, em Maringá.

O evento busca promover junto à comunidade acadêmica um espaço diverso de diálogo, debate e reflexão sobre as temáticas geográficas, incluindo práticas de pesquisa, de atuação do profissional geografo e, do ensino, envolvidas na crise do cenário socioespacial e ambiental. O evento busca divulgar a atuação de pesquisadores, educadores e empreendimentos científicos desenvolvidos em contexto regional.

O que se pretende é estimular espaços de integração entre os diferentes campos de estudo da geografia, como as análises sobre fenômenos da sociedade, análises sobre o meio natural, ensino e aprendizagem, e a epistemologia e metodologia. Além disso, outro fato levado em consideração é a interlocução da Geografia Humana com as questões ambientais, assim como os trabalhos em Geografia Física envolvidos com problemas políticos e socioeconômicos.

O evento contará com minicursos, mesa redondas e espaços de diálogo. As mesas redondas serão compostas por Bruno Ferreira Campos da (Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste), Sérgio Aparecido Nabarro (Universidade Estadual de Londrina/UEL), que irão abordar as “Desigualdade socioespacial e políticas públicas no campo e na cidade”. Outros convidados são Maria Lúcia Cassol Pinto (Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG) e Mauro Parolim (Universidade Estadual do Paraná/Unespar), que falarão sobre “Análise Geográfica da Natureza e questões ambientais”.

Para outras informações acesse o site: clicando aqui.