olhares transversais 1

Ideia é que o público se inspire com as falas dos entrevistados visando a popularização do ensino de qualidade

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), lança hoje (22), a série de entrevistas intitulada “Olhares Transversais”, por meio da qual diversas pessoas vão compartilhar suas experiências com as Disciplinas Transversais, ofertadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e com a participação de onze Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.

As Disciplinas Transversais foram criadas em 2017 com o objetivo de oferecer disciplinas  comuns à vários cursos de pós-graduação stricto sensu, e já tiveram impactos significativos na vida acadêmica de discentes, na forma como alguns docentes ministram suas aulas, na rotina de monitores que dão suporte aos coordenadores das disciplinas, entre muitas outras experiências.

São quatro disciplinas transversais ofertadas para pós-graduação: Metodologia de Pesquisa Científica, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, Inovação e Empreendedorismo e Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Neste ano, a UEM tem 124 alunos de pós matriculados nas disciplinas.

O subprojeto das disciplinas, “Olhares Transversais”, será o meio de divulgar essas histórias para que alcancem a comunidade acadêmica como um todo e também outros grupos que possam se interessar. A ideia é que o público alvo se inspire com as falas dos entrevistados visando a popularização do ensino de qualidade na pós-graduação stricto sensu.

As entrevistas serão publicadas com um intervalo de 45 a 60 dias no canal geral das Transversais no YouTube, o “Transversais - UFPR” ou @transversais-ufpr, e nas redes sociais da UFPR e das IES parceiras, além de outras instituições de apoio ao ensino superior.

A primeira entrevista será com o professor Ronald Martinez, coordenador e ministrante da disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês (EAI) e o primeiro professor a dar aulas no projeto. Ele conta sua experiência com a criação da disciplina, com a evolução do projeto ao longo dos anos, planos futuros e muito mais.

A série de entrevistas traz as experiências de diversas pessoas que participam de alguma forma nas disciplinas, sejam elas discentes, coordenadores, convidados, pró-reitores, monitores, entre outros.

A intenção é divulgar estes depoimentos nas redes sociais da UFPR e Instituições de Ensino Superior, as IES parceiras, para que chegue a diversos públicos, como alunos que podem se interessar nas disciplinas, docentes e coordenadores de cursos stricto sensu, a comunidade externa em geral, são diversas as possibilidades.

Os principais entrevistados serão os coordenadores das disciplinas, discentes da UFPR, assim como das instituições parceiras, membros da diretoria da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pró-reitores das instituições parceiras, convidados e docentes das disciplinas, entre outros.