Enactus

Indicados receberão bolsa auxílio de R$ 2,5 mil, acompanhamento e mentoria para o desenvolvimento do projeto

Dignitá, projeto de Extensão da Enactus, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi selecionado na 11ª Edição do Prêmio Sociedade Sustentável oferecido pela empresa multinacional Sumitomo Chemical e a Enactus Brasil, em premiação nacional. A seleção é feita por uma equipe de avaliadores selecionada pela empresa, a qual inclui gestores e empresários de diversos setores.

A premiação tem o objetivo de apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos que construam uma sociedade sustentável. Ela seleciona 12 projetos que estejam ligados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2 categorias: desenvolvimento, dedicada a projetos que estão no estágio de ideação, formalização e de aplicação da ideia empreendedora; e aceleração, para projetos que já apresentam resultados de impacto positivo na comunidade.

O Enactus UEM tem contribuído para a obtenção do Selo Ouro e o Selo Educação para a instituição, e entre seus projetos tem o Dignitá, que reaproveita lonas vinílicas que seriam descartadas para a produção de ecobags e produtos esportivos, toda a produção é feita em parceria com a Associação Kings de para-atletas de Maringá, campeões de basquete e handebol, e parte da renda proveniente da venda dos produtos é distribuída para os jogadores da associação, ao qual atende aos ODS 8, 10 e 12. Participam do projeto seis estudantes da UEM: acadêmicos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Engenharia Civil e Engenharia Química além dos jogadores da equipe Kings de Maringá.

Os selecionados receberão uma bolsa auxílio de R$ 2,5 mil, acompanhamento e mentoria para o desenvolvimento do projeto com colaboradores da empresa, aos quais serão utilizados para investir no desenvolvimento dos produtos, estruturar suas vendas e conseguir impactar ainda mais o time Kings.

O projeto de extensão aproxima a comunidade da universidade por meio de propostas que atuam com base no empreendedorismo social para transformar a vida de grupos em vulnerabilidade. A Enactus é uma rede global comprometida a impulsionar o desenvolvimento de jovens universitários, preparando futuras lideranças empreendedoras.

Segundo a coordenadora do projeto, Leila Pessoa da Costa, “queremos que com a visibilidade do prêmio possamos impulsionar as vendas, atingindo novos públicos. Com o suporte financeiro conseguiremos aumentar a qualidade dos produtos comprando equipamentos para melhorar a produção e com as mentorias estruturar melhor o modelo de negócio e a estratégia de vendas do projeto para que ele possa crescer ainda mais, atingindo nosso objetivo principal que é empoderar social e financeiramente os jogadores do Kings e suas famílias” disse.