NAF mutirão

Participarão professores e alunos da instituição, que prestarão orientações aos contribuintes de forma gratuita

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promove neste sábado (20), das 9h às 15h, na Praça 26 de Julho, em Cianorte, o mutirão do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023, de forma gratuita para a população de baixa renda.

Participarão desta ação professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição, os quais prestarão orientação gratuita aos cidadãos contribuintes, para pessoas de baixa renda (até 3 salários-mínimos mensais). O NAF auxiliará no preenchimento da declaração de IRPF de 2023, cujo prazo para envio é até 31 de maio. Os demais podem tirar dúvidas e receber instruções.

Segundo a professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UEM) e coordenadora do NAF, Simone Leticia Raimundini Sanches, “muitos contribuintes não sabem que estão obrigados a fazer a declaração, porque ao longo do ano de 2022, atingiu rendimentos tributáveis no valor de R$ 22.847,76, entre outros casos, que atendem os quesitos de obrigatoriedade de envio da declaração de imposto de renda”.

Contribuintes que não tiveram o rendimento anual no valor no ano de 2022, mas eventualmente tiveram imposto de renda retido na fonte, geralmente por ocasião de recebimento de férias, podem fazer a declaração para restituir o valor descontado.

Outras dificuldades ou dúvidas recorrentes são sobre o modelo de declaração que devem optar (simplificada ou completa); quais pagamento de despesas que descontam na base de cálculo do IR; como declarar imóveis financiados, entre outros.

O NAF também orientará sobre a possibilidade do contribuinte que faz a declaração no modelo completo, de doar até 3% do seu imposto de renda devido para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso, pois poucas pessoas sabem dessa possibilidade e acabam não exercendo uma ação de cidadania fiscal.

Sanches salientou que, “essa iniciativa, por ser um projeto de extensão, serve para mostrar que a UEM está aberta para promover ação de cidadania fiscal comunitária. Os contribuintes têm como evitar que o CPF fique irregular pela falta de entrega da declaração do  e tenham que pagar multa pelo atraso. Eles ganham pelo fato que a orientação pode evitar erros de preenchimento da declaração e não cair na malha fina”.

Nos dias 6 e 13 de maio, das 10h às 18h, o NAF realizou mutirão no Shopping Maringá Park, em Maringá, e esteve presente no estande da UEM, na Expoingá, no dia 13 de maio.

Sobre: O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto apoiado pela Receita Federal desenvolvido nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), que tenham o curso de graduação em Ciências Contábeis, cujo objetivo é oferecer orientação contábil e fiscal gratuito para pessoas físicas de baixa renda, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Serviço: O NAF/UEM fica no Bloco B12, no câmpus-sede da instituição, e para mais informações acesse o facebook, nesse link.