IMG 6219

Iniciativa tem o objetivo de orientar o atendimento em casos de acidentes com profissionais da saúde

A equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), em parceira com a 15ª Regional de Saúde, realizou no dia 12 de maio, no auditório do hospital, um curso de atualização no atendimento de acidente com material biológico para profissionais da saúde dos 30 municípios da região. 

Segundo a enfermeira, Juliana Cioffi, a regional de saúde e a equipe do HUM sempre trabalham em parceria, e foi daí que surgiu a iniciativa desta atualização. “O HUM atende na dispensação da medicação de toda região, com exceção de Maringá , então quando acontece algum acidente e o profissional é encaminhado ao HUM, onde é seguido o protocolo para evitar a contaminação por alguma doença, como HIV ou Hepatite”.

Durante o curso, foi explicado aos enfermeiros, médicos, farmacêuticos e odontólogos presentes, sobre o fluxo e os procedimentos que devem ser seguidos no atendimento em caso de acidentes. Também foram apresentadas as estatísticas de casos nos últimos anos, além das circunstâncias e evolução destes. 

Os palestrantes foram: Hellen Rickli, enfermeira do HUM; Matheus Marchiotti, médico infectologista do HUM e Juliana Cioffi, enfermeira da 15 ª Regional de Saúde.