REUNIAO CUC 3

Ex-reitor Neumar Adélio Godoy fez apresentação da reunião alusiva ao dia do reconhecimento da UEM de modo remoto

Galeria de fotos

O reitor Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes participaram hoje (11), às 9h, de modo remoto, da reunião do Conselho de Integração Universidade-Comunidade (CUC), da Universidade Estadual de Maringá, para indicação de novos representantes das comunidades local e regional nos conselhos superiores da UEM: Conselho Universitário (COU), Conselho de Administração (CAD) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), além de discutir assuntos gerais. O ex-reitor Neumar Adélio Godoy fez a apresentação da reunião alusiva ao dia do reconhecimento da UEM.  

Foram indicados por unanimidade para serem representantes da atual gestão do CUC: Bruna Barbosa Barroca, no COU; Neusa Altoé, no CAD e Agnaldo Rossi, no CEP. 

Os conselheiros têm como papel restabelecer a ligação entre a comunidade científica, propondo ações conjuntas de interesse social, econômico, tecnológico, artístico e cultural para a região de influência da universidade. Além disso, objetivam propor um projeto que visa a integração da universidade e a comunidade regional e local na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e as políticas, programas e serviços para o plano de gestão da Universidade. 

 

Posse dos membros do Conselho de Integração Universidade-Comunidade 

No dia 24 de março deste ano, foram empossados, pela Reitoria, os novos ocupantes dos cargos do Conselho de Integração Universidade-Comunidade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A cerimônia ocorreu no auditório da Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede da instituição. 

Entre os empossados estavam o reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes, além dos ex-reitores Neumar Adélio Godoy, Paulo Roberto Pereira de Souza, Décio Sperandio, Luiz Antônio de Souza, Neusa Altoé, Gilberto César Pavanelli, Angelo Aparecido Priori, Júlio Santiago Prates Filho, Mauro Luciano Filho e Julio César Damasceno. Estiveram presentes os ex-vice-reitores: Manoel Jacó Garcia Gimenes, José de Jesus Previdelli, Mário Luiz Neves de Azevedo e Ricardo Dias da Silva. 

Tomaram posse como representante da comunidade científica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Antônio da Silva Sá; o representante da Associação dos Municípios de Setentrião Paranaense (Amusep), Crisógono Noleto e Silva Júnior; do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), John César de Souza; da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Luzia Mitsue Yamashita Deliberador; da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo; dos movimentos sociais, Cristiane Quitéria Lopes Tanizafo; e a representante dos movimentos sociais, Vera Lúcia Pedroso Nogueira. 

Como representantes titulares foram empossadas Bruna Barbosa Barroca, do Poder Executivo e Ana Lúcia Rodrigues, da Câmara de Maringá; do Poder Judiciário Rafael Altoé; do governo do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona; como o representante da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Araújo; e a representante do Conselho Municipal de Educação, Priscila Aparecida Tencati. 

 

Sobre

O pedido de reconhecimento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Conselho Federal de Educação, iniciou-se em 10 de julho de 1975, por meio de um processo que reuniu uma vasta documentação de um grupo de trabalho, liderado pelo professor aposentado Argemiro Aluísio Karling, 1º coordenador do curso de Pedagogia na UEM. Ele protocolou o pedido de reconhecimento da instituição.  

A data de reconhecimento oficial da instituição, é um marco histórico para a ampliação do desenvolvimento da educação superior, no interior do estado. Na época do reconhecimento federal pelo Ministério da Educação (MEC), em 11 de maio de 1976, Rodolfo Purpur era o reitor (1974-1978).