2023 05 11 Expoinga Manejo de Solos 6197

Objetivo é apresentar aos produtores técnicas sustentáveis e eficientes para atingir maiores produtividades

Foi realizada hoje (11), às 9 h, na 49º Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2023, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a palestra “Manejo do solo para altas produtividades”, ministrada pelo professor do Departamento de Agronomia (DAG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcelo Augusto Batista. 

O objetivo desta palestra foi apresentar aos produtores técnicas agronômicas sustentáveis e eficientes para atingir maiores produtividades que as médias atuais do município, estado e país. O solo é um componente importante no processo produtivo das lavouras, e os solos tropicais em sua grande maioria são solos ácidos e pobres em nutrientes, sendo necessário a correção (uso de calcário) e o uso de fertilizantes (sólidos e líquidos,) para se obter boas produtividades. Porém, o mais importante não é apenas o uso destas tecnologias (fertilizantes), mas sim o manejo adequado delas, sabendo a fonte certa, a época e o local (manejo de nutrientes 4C). 

O palestrante Marcelo Augusto Batista falou que “é sempre bom a gente relembrar os conceitos relacionados à fertilidade, porque de forma geral, no Paraná nós não temos muitas áreas para crescer, a não ser pastagens que estão degradadas e que nós temos que recuperar. Podemos fazer a recuperação por meio do plantio de soja, milho e trigo, e isso é importante porque a gente consegue verticalizar uma mesma área e aumentar a produção. E isso vai fazer com que o produtor consiga de fato se estabelecer, tornar o seu negócio rentável usando técnicas bem simples, com os mesmos recursos que ele tem”. 

Batista ressaltou a importância da UEM, “as pesquisas de extensão realizadas pelos alunos de Agronomia, teriam pouco sentido se elas não chegassem até o produtor. Então tanto as rádios, como a própria universidade, com seus eventos, conseguem fazer com que se chegue as informações até ele, e com isso ganhe produção e eficiência, o que é mais importante para nós, porque é o objetivo de nossas pesquisas. É para eles que essas pesquisas são feitas. E ter hoje produtores e alunos no evento é uma coisa muito gratificante”. 

Desde do início do cultivo de soja, milho e trigo na região tem-se observado o uso de tecnologias e de manejos adequados que proporcionaram o aumento das produtividades destas culturas. Porém, ainda estamos longe do potencial produtivo destas culturas. Desta forma, o tema da 49º Expoingá “O Agro em Movimento” deixa claro que a agricultura tem um papel importante no país, tanto no interior como nas capitais e que ainda temos muito para avançar e reafirmarmos o papel importante do Brasil em produzir e conservar, sendo assim, exemplo de produção de alimentos de forma sustentável. 

O evento foi organizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Cesumar (Unicesumar), o Centro Universitário Ingá (Uningá) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).