2023 05 09 Recepcao ao Prefeito de Kacogawa 0005 106

Intenção é estreitar relações entre as instituições de ensino que inclui o compartilhamento de conhecimento

Galeria de fotos

O prefeito da cidade de Kakogawa, que faz parte da província de Hyogo (Japão), Yasuhiro Okada, foi recepcionado hoje (9), no Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pelo reitor Leandro Vanalli, a vice-reitora Gisele Mendes, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael Da Silva. O evento foi realizado com a intenção de estreitar relações entre as instituições de ensino, que inclui o compartilhamento de conhecimento e a adoção de iniciativas inovadoras por meio do desenvolvimento de mobilidade acadêmica, dupla titulação, intercâmbio virtual de aprendizagem, publicações em coautoria e pesquisas conjuntas, além da disseminação da língua e da cultura japonesa, aprimorando os laços entre as universidades.

O pró-reitor Rafael da Silva e a diretora de Extensão (DEX/UEM), Crishna Mirella de Andrade Correa, fizeram parte de uma comissão formada para apresentar o município de Maringá ao prefeito de Kakogawa, com destaque nas áreas de cultura, educação e também de outras atividades da economia, gastronomia e turismo da cidade.

Na cerimônia, o prefeito Yasuhiro Okada recebeu uma carta de intenções em que a UEM manifesta o interesse de desenvolver projetos em comum, propondo-se à inovação tecnológica, com foco na ponte entre pesquisadores e estudantes internacionais para avançar no conhecimento e na melhoria das condições de vida locais, objetivando o desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e equidade social.

2023 05 09 Recepcao ao Prefeito de Kacogawa 0005 39

Okada também assistiu apresentações de grupos de artes marciais, de Aikido, Karatê e Capoeira, e viu a mostra cultural de trabalhos e estudos desenvolvidos por pesquisadores da UEM, que retratam o Japão e a sua relação com o Brasil. A exposição, no térreo da BCE, fica no local até o dia 19 de maio.

2023 05 09 Recepcao ao Prefeito de Kacogawa 0005 192

A vice-reitora Gisele Mendes disse “que Maringá tem tradição com irmandades e convênios com outras cidades, com desenvolvimento e união cultural dos municípios, abrangendo tanto as áreas técnicas, científicas, tecnológicas, econômicas, esportivas, culturais e também universitárias”. Segundo ela, esta cooperação “busca promover a interação entre a universidade e a sociedade, e também não só ligados à difusão no nível básico e avançado da língua japonesa, mas também da cultura japonesa”.

2023 05 09 Recepcao ao Prefeito de Kacogawa 0005 29 site

O prefeito de Kakogawa agradeceu pela recepção e disse que “sinceramente, não esperava uma cerimônia tão bonita, me sinto muito feliz na presença de todos, nessa universidade com bastante história e tradição, onde vários cérebros foram trabalhados em prol da sociedade”. Ele também incentivou os alunos para participarem de intercâmbios internacionais, “sei que o domínio de duas línguas, como a japonesa e portuguesa, não é fácil, mas desejo sinceramente que, o quanto antes, os jovens passem por experiências de estudar no exterior, como eu passei”, ressaltou.

2023 05 09 Recepcao ao Prefeito de Kacogawa 0005 30

Segundo o reitor Leandro Vanalli, “a atual gestão procura cada vez mais aproximar a instituição com a comunidade, valorizando os projetos que a UEM tem, teve ao longo de sua história, e terá também daqui para frente, por meio da promoção dos servidores e órgãos de nossa universidade. E faço um destaque: a reforma de nosso Museu da Bacia do Paraná, providenciando ali um espaço para um acervo especial da cultura japonesa em nossa cidade. Por meio desse projeto, um dentre muitos, queremos trazer mais da comunidade descendente do Japão para nossa universidade, e a partir disso desenvolver mais projetos para Maringá, nossa região e câmpus regionais”.

Também participaram da cerimônia o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Afonso Shiozaki, a presidente da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), Luzia Mitsue Yamashita Deliberador, a coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo (Japão), Cristiane Ueta, e o presidente de Relações Internacionais da Província de Hyogo (Japão) e membro da comissão da visita, Shiniti Ueta.

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) foi representado por Akemi Nishimori, e o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) esteve representado pela assessora Regina Aparecida de Paula.

Okada estava acompanhado de uma comitiva composta pelo presidente da Câmara Municipal de Kakogawa, Naoki Kobayashi; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Kazuaki Kamatani; a chefe de gabinete da Associação Comercial e Industrial, Yoneo Kubota; e pela chefe de Gabinete da Câmara Municipal, Kazuhisa Ogino, entre outros convidados.