Com ações educativas, pacto social pelo trânsito seguro e investimento para sinalização viária de R$ 11,8 milhões
A professora adjunta Débora Moura, do Departamento de Enfermagem (DEN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que representou o reitor Leandro Vanalli, esteve no lançamento campanha do Movimento Maio Amarelo, a qual foi apresentada ontem à tarde (3), no Palácio Iguaçu em Curitiba.
A 10ª edição aberta pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que tem como slogan nacional “No trânsito, escolha a vida”, busca salvar vidas por meio da conscientização e de ações educativas do Maio Amarelo 2023.
O vice-governador Darci Piana destacou na abertura do evento que, “apesar de maio ser um mês dedicado à causa do trânsito, os cuidados devem seguir durante todo o ano. Devemos estar sempre preocupados com aquilo que acontece no trânsito, cuidando desde as nossas crianças até os nossos idosos”, afirmou.
O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Segundo a professora da UEM, que também é integrante do Programa de Vida no Trânsito (PVT) e desenvolve pesquisa nessa área há 10 anos, a ação deverá ser coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a comunidade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada".
Débora Moura ainda argumentou que é preciso "fugir das falácias cotidianas e costumeiras", para discutir o tema efetivamente, além de buscar o engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Participaram desse evento o subchefe da Casa Civil, Lúcio Mauro Tasso; o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; os deputados estaduais Hussein Bakri, Alexandre Curi, Artagão Junior, Cloara Pinheiro, Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Tercilio Turini e Soldado Adriano José; o diretor de Políticas Públicas da Sesp, coronel Fernando Klemps; o superintendente regional da PRF no Paraná, Fernando Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella; além de prefeitos e outras autoridades.
Ações educativas: Neste mês, o Detran-PR promoverá atividades em locais públicos e privados, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, buscando chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, durante o evento também foram entregues veículos para o órgão de trânsito estadual, anunciados investimentos para sinalização viária em 46 municípios e apresentado o Pacto Social por um Trânsito Seguro.
O que é? É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Objetivo: Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Por que maio? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Por que Movimento Amarelo? A cor simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.