2018 09 04 Fachada da Reitoria com Ipe MG 8373

Encontros internacional e municipal reforçam a importância da UEM para comunidade acadêmica e externa

Ontem (27), o reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), receberam o vereador municipal Adriano da Silva de Oliveira (Rede), conhecido como Bacurau, no gabinete da Reitoria. Durante a visita, eles trataram sobre a revitalização de espaços públicos para esportes, em especial pistas de skate e quadras de basquete. Além disso, foi apresentado um projeto em 3D para a construção de uma pista de skate.

Estiveram presentes, além de Bacurau, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, Wellington Terra, Lucas Pacheco, Guilherme Rocha, Murilo Lima e João Fiorenza.

Visita Vereador Bacurau 2

Visita de Bacurau teve como pauta principal o investimento em esportes na universidade

Visita do professor de Edimburgo Jacek Gondzio

Vice-reitora da UEM recebeu pesquisador e professor de Edimburgo para conversar sobre a sua estadia na cidade

O pesquisador e professor polonês Jacek Gondzio, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, visitou, nesta semana (25), a vice-reitora Gisele Mendes. Em sua visita de cordialidade, ele conheceu os novos gestores da universidade, além de trocar experiências sobre a cidade de Maringá. Estiveram acompanhando o pesquisador, o professor do Departamento de Matemática (DMA), Francisco Nogueira Calmon Sobral, e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão Rego.

Gondzio esteve na UEM no período de 17 a 27 de abril. Entre os dias 17 a 19, ele ministrou um minicurso, de 12h, sobre o tema “Interior Point Methods for Very Large Scale Optimization”. O pesquisador possui grande experiência em métodos de pontos interiores e métodos de otimização para a resolução de problemas de grande porte. No dia 10, foi realizada uma roda de conversa com os alunos da graduação e pós-graduação em Matemática, e, no dia 25 de abril, ele conduziu uma palestra pública no Anfiteatro do DMA.

Sua visita é o resultado da chamada PI 04/2019 "UK Academies - Research Mobility, parceria entre a Fundação Araucária e o Fundo Newton, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA).

Reginaldo Dias entrega livro para reitor e vice reitora

Reitoria da UEM participa do lançamento do livro "Da arte de votar e ser votado"

Na quarta-feira (26), ocorreu o lançamento da segunda edição do livro “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá”, no terceiro piso do Maringá Park Shopping. Ele é escrito pelo professor do Departamento de História (DHI), Reginaldo Dias. O reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes estiveram no evento.

Nesta obra, Dias narra e interpreta a história das 17 eleições a prefeito de Maringá e apresenta uma análise da constituição da representação política da cidade, desde a fase em que era distrito de Mandaguari até a última eleição, ocorrida em 2020. Ele desvenda as tramas de cada eleição e conta o processo de formação dos grupos, partidos e líderes políticos. O evento marcou o início do ciclo de comemorações do 76° aniversário da cidade de Maringá, comemorado no dia 10 de maio.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)