logo SBPC 2

Evento será em Curitiba, em julho, com a participação da UEM e de outras Instituições Estaduais de Ensino Superior

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já está disponibilizando para o público em geral a programação preliminar da 75ª Reunião Anual. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A programação inclui conferências, mesas-redondas e sessões especiais, com o objetivo de fornecer aos participantes um amplo panorama do que há de melhor em CT&I no Brasil.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirmou presença na tenda da SBPC Jovem, por meio do Circo da Ciência. O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) será uma das atrações deste espaço. Mas a UEM também vai participar das atividades da Tenda Ciência Menina e terá um estande institucional, que vai expor diferentes projeto desenvolvidos na Universidade.

Na programação geral do evento, estão previstas diversas conferências. Entre os temas, destacam-se: “A Amazônia próxima de um ponto de não retorno: por que é necessária uma economia de floresta em pé?”, “A independência do Brasil: constitucionalismo e direitos”, “A mulher negra latino-americana e caribenha e a pesquisa: caminhos e escrevivências”, “Alerta ou perigo dos microplásticos em solos: contaminantes ou poluentes?”, “Amazônia, devastação, garimpo ilegal e contaminação dos rios e dos povos originários”, “O impacto social da ciência e da democracia: como fazer um círculo virtuoso entre elas e a ética” e “Políticas de combate à fome e à miséria”.

As mesas-redondas trarão ao evento discussões dos assuntos mais relevantes da sociedade atual, como: “A experiência do sistema nacional de cultura 10 anos após sua aprovação”, “A saga do povo Yanomami: o genocídio planejado”, “ChatGPT 4: o que é e o que muda na produção acadêmica?”, “Ciência e o acesso democrático à água”, “Cientistas trans: inclusão e desafios de diversidade na ciência brasileira”, “Engajamento público para conservação e restauração da natureza” e “Para além da tela: educação audiovisual e cinema”, entre outros.

Além disso, a programação incluirá 12 sessões especiais que destacarão, por exemplo, os 75 anos da SBPC e sua história de lutas; o centenário do físico paranaense César Lattes, além de uma homenagem aos 110 anos que a Universidade Federal do Paraná completa, em 2023.

Público: A SBPC espera que a 75ª Reunião Anual atraia participantes de todas as idades e áreas de interesses, incluindo cientistas, educadores, estudantes, políticos e membros do público em geral. O encontro oferecerá uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias e para o avanço do conhecimento científico no Brasil e no mundo.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, ressalta que a programação da 75ª edição da Reunião Anual foi cuidadosamente planejada para trazer aos participantes temas importantes para o desenvolvimento do Brasil, defendidos pela entidade: a ciência, os direitos humanos, o meio ambiente, a inclusão social e a democracia.

“Nesta edição, nos preocupamos em contemplar assuntos contemporâneos, como a Inteligência Artificial e o avanço do ChatGPT 4 na produção acadêmica. Em meio ambiente, teremos discussões sobre a descarbonização da economia e os impactos da devastação e garimpo ilegal na contaminação dos rios e povos originários, por exemplo. Vamos discutir assuntos relacionados à educação, como a avaliação da produção científica e o Novo Ensino Médio. Além disso, teremos também um conjunto de sessões especiais preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia”, comenta.

A secretária-geral da SBPC conta que a programação científica foi elaborada em conjunto pelas 170 sociedades científicas afiliadas à SBPC, pela universidade que hospedará esta edição, a UFPR, por membros do Conselho e diretores da entidade, sempre baseadas no lastro do tema do evento. “Após recebermos essas propostas, a Comissão de programação científica da 75ª RA as analisa e organiza a grade de atividades, sem deixar de fora assuntos caros ao País, como o orçamento para a ciência, tecnologia e inovação, políticas públicas para pesquisa, direitos humanos, entre outros”, diz.

Existe uma grande expectativa e entusiasmo com a realização desta edição da RA, segundo Linhares Sales. Primeiro, porque o evento celebra duas datas importantes: os 75 anos da SBPC e os 110 anos da UFPR. Segundo, porque será realizada no primeiro ano de um novo governo, em um panorama de reconstrução de diversas áreas, especialmente da ciência, tecnologia e inovação, do meio ambiente, dos direitos humanos, além do restabelecimento dos valores democráticos, das instituições e do Estado laico. “Vamos trazer palestrantes e conferencistas que consigam apontar caminhos que a sociedade deve tomar para que a gente consiga superar rapidamente os danos sofridos nesses últimos anos. Por isso, a programação foi pensada, como é de costume, para trazer as grandes novidades em CT&I, educação, entre outros assuntos, para pensarmos o futuro”, afirma.

 

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza, desde 1949, sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para mais informações: clique aqui.

Texto produzido por Vivian Costa – Jornal da Ciência, com informações da equipe envolvida com a organização da SBPC, da UEM