FOTO CAPA SAUDE

Obra reúne ações sobre o tema que acabaram virando bases para reportagens realizadas pela equipe do Conexão Ciência – C²

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM) aproveita a oportunidade para lança o e-book “Ciências da Saúde”. Este é o terceiro produto da série Conexão Ciência - Memória C². O projeto C² é composto pesquisadores, professores e servidores da UEM, além de profissionais da comunicação do mercado, que oferecem a obra digital à população com objetivo de popularizar o conhecimento científico.

O Conexão Ciência tem como foco desenvolver ações de divulgação científica, tecnológica e de inovação pela mídia. É uma das ações do Novo Arranjo de Pesquisas e Inovação-NAPI de Educação para a Ciência. Conta com o financiamento da Fundação Araucária (FA), apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), atuação das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) e produção executiva do Mudi.

O C² é o embrião da Rede Paranaense de Divulgação Científica. A iniciativa nasceu em 2021, a partir da ação de duas cientistas em parceria com a equipe da Seti. O acordo foi feito pela coordenadora sênior do projeto e, então, pró-reitora da Extensão da Cultura da UEM, Débora Sant’Ana; e pela jornalista e, então, assessora de divulgação científica da PEC, Ana Paula Machado Velho. Em 2022, a proposta cresceu, ganhando o respaldo da Fundação Araucária e se estendendo às outras IEES.

Débora Sant’Ana explica que “a equipe propôs uma narrativa multimídia, um novo modelo que sugere uma experiência inovadora em divulgação científica. O grupo conta com alunos e professores ligados às áreas de jornalismo, artes e tecnologia, que apoiam a produção de reportagens compostas por áudio, textos e vídeos”.

Segundo a coordenadora executiva do C², Ana Paula, “todo o conteúdo da primeira fase do projeto virou e-book. A série está sendo lançada em cinco volumes temáticos”. O primeiro saiu em novembro do ano passado com textos da área de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra. O segundo, sobre “Perfis” de pesquisadoras, foi publicado em 8 de março deste ano, em homenagem ao Dia da Mulher. Agora, o grupo lança o terceiro com o tópico “Ciências da Saúde”, neste mês em que se comemorou o 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

O volume inclui dezesseis reportagens. Uma delas, “Saúde, você sabe o que isso significa?”, fala do conceito do termo, reunindo explicações de especialistas e vídeos, além de enumerar algumas curiosidades como leis e projetos que podem ajudar a tirar dúvidas da população em geral.

Para acessar o novo e-book, é só clicar neste link. “Aproveite e dê uma circulada no projeto Conexão Ciência – C². Você não vai se arrepender”, conclui a professora Débora Sant’ Ana.

Texto produzido em colaboração com a estagiária do Mudi, Bruna Mendonça, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM