2023 04 26 Abertura VIII SIES 6044

Evento tem como tema “Corpos em Dissidências”; mesa de abertura teve participação de psicóloga mexicana

Galeria de Fotos

Prossegue até amanhã (28) o 8º Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies), aberto, ontem (26), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex).

O encontro, que tem como tema “Corpos em dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas”, traz a pesquisa e a produção acadêmica e ativista como frentes de engajamento em prol do respeito ético e da diversidade.

As atividades da programação ocorrem em modo híbrido, no período matutino, vespertino e noturno. Estão previstas a realização de mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, debates, mostras de arte e outras atividades culturais. O evento é voltado a pesquisadores da área da Educação, docentes de todos os níveis de ensino e discentes de graduação e pós-graduação que se dedicam aos Estudos de Gênero, Corpo e Sexualidade em seus diversos espectros e perspectivas teórico-ativistas.

Para a mesa de abertura, que ocorreu na noite de ontem, foi convidada a psicóloga social, feminista mexicana e ativista LGBTQIA+, Glória Angélica Careaga Pérez. Ela é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e fundadora da organização lésbica “El clóset de Sor Juana”, dedicada a defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres, em especial daquelas que sofrem discriminação devido a sua orientação sexual e identidade de gênero. A abertura ocorreu no Auditório do Bloco I-12 e a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, esteve presente. A gravação da mesa pode ser acessada neste link

Para a mesa de hoje (27) à noite, a partir das 19h, o tema em discussão será “Corpas dissidentes e decolonialidades em contextos norma(ativos)”, as palestrantes serão Sara Wagner York, Amara Moira e Thiffany Odara. A palestra pode ser acompanhada remotamente pelo canal do youtube do Observatório de Bioética e Justiça (OBJ) TV.

York esteve presente, nesta tarde, no estúdio da Rádio Universitária UEM FM 106,9, com a coordenadora do evento e professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), Eliane Rose Maio, para gravar uma entrevista sobre feminismos. Ela é referência na área da educação no país, formada em Pedagogia, Letras, Jornalismo e se tornou a primeira travesti que é âncora do programa TV Brasil 247.

Da esq.: jornalista Sarah York e professora Eliane Maio

SIES: O Sies é realizado bianualmente desde 2009 e, segundo a coordenadora do evento, professora Eliane Rose Maio, foi um marco muito importante para os estudos e pesquisas de grupos socialmente minorizados. “Na primeira edição, esperávamos 150 pessoas e tivemos mil e 200 participantes. Isso comprovou que temas envolvendo sexualidade, gênero, violência de gênero e questões LGBTQIA+ chamavam muito a atenção, e nunca tinham sido dialogadas dentro da UEM. Foi um marco”, comenta Maio.

A programação completa pode ser consultada no site do simpósio

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)