Reunião Enactus

Objetivo do evento foi apresentar o trabalho realizado pelo programa e a equipe que atua na instituição

Galeria de fotos

Hoje (27), o reitor Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participaram de uma reunião on-line, às 14h, com a presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger e a ex-pró-reitora de Ensino do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), Leila Pessoa da Costa. O objetivo do evento foi apresentar o trabalho realizado pela Enactus Brasil e a equipe que atua na universidade.

Para a vice-reitora Gisele Mendes a reunião foi muito produtiva, porque falou sobre e em que consiste o projeto Enactus, “é uma ação de empreendedorismo nacional e de ponto de vista social, empreendedorismo social muito marcado na atuação sobre jovens empreendedores, formadores de novas lideranças. O programa atua em 33 países e em mais de 20 estados no Brasil. No país temos mais de 120 projetos que são chamados de times, e cada time, o de Maringá em particular, possui 30 estudantes que são liderados pela docente Leila Pessoa da Costa, que ganhou ano passado o prêmio de melhor professora orientadora do ano .

Atualmente o propósito do programa é trabalhar a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com 3 projetos:

1. Projeto que trabalha com as ODSs 8, 10 e 12, para diminuir os resíduos de lona vinílica que são descartados na natureza, reutilizando para confecção de produtos comuns e esportivos, em parceria com os paratletas da equipe “Kings”, time de basquete e de handebol de cadeirantes aqui da cidade.

2. ODSs 8 e 10, que atuam com os imigrantes refugiados aqui da região de Maringá, com o objetivo inserção no mercado de trabalho.

3. ODSs 4, 11 e 12, que trabalham com compostagem de resíduos orgânicos, através da aplicação de modos didáticos, de conscientização ambiental no ensino fundamental de Maringá e em Sarandi.

Esses projetos acima citados, contribuíram para que a UEM obtivesse os Selos ODS de Educação e Ouro da Associação Comercial, Industrial de Maringá (Acim).

Para a professora Costa, “nossos projetos são extremamente sólidos, estamos agora buscando parceria com uma universidade do Canadá, na área de construção de habitações sustentáveis, e também estamos tentando envolver o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da instituição para empreender esse projeto”.

Costa ressaltou que, “o nosso objetivo também é que a gente consiga ter representantes de vários centros que acompanham a nossa equipe, que hoje é de quase 30 alunos. Gostarámos de ampliar isso um pouco mais e ter mais representações, de outros centros e de outros departamentos. Então acho importante a gente estar divulgando mais a Enactus, para gente poder dar um pouco mais de visibilidade para esse trabalho. É um projeto muito importante de extensão, e que pode auxiliar também na curricularização da extensão”.

Também participaram da reunião, a chefe de gabinete da UEM, Maria Luisa Furlan, a diretora de Extensão da UEM (DEX), Crishna Mirella de Andrade Correa, o professor do Departamento de Engenharia Civil (DEC), Álvaro Phillipe Tazawa Delmont Pais e dois alunos do projeto Enactus UEM.

Sobre: A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 33 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Seu papel é conectar o mundo corporativo e o mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios mais sustentáveis. O resultado desse trabalho são soluções de impacto socioambiental para comunidades, empresas parceiras, e a formação de novas gerações de líderes comprometidos em construir um mundo melhor e um país mais justo.