Aberta ontem, no câmpus-sede, evento prevê palestras também nos câmpus regionais; galeria de fotos
Tendo como tema a importância da saúde mental em um contexto pós-pandemia, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (24), no auditório da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
As palestras serão ministradas no câmpus-sede, em Maringá, e nos câmpus regionais de Cianorte; Vale do Ivaí, em Ivaiporã; e de Umuarama. Dentro do tema definido, a Sipat deste ano debate como é possível retornar à realidade no trabalho no contexto de pós-pandemia da Covid-19.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) e coordenadora do evento, Caroline Genovez, lembrou que a Sipat deixou de ser realizada durante a pandemia. Ela também destacou a importância da saúde mental dos servidores e colaboradores após o momento de confinamento imposto pela Covid.
O reitor Lenadro Vanalli enalteceu a relevância do evento no sentido de proporcionar a qualidade de vida laboral aos servidores da instituição. Ele frisou que a gestão da UEM, preocupada com uma administração mais humanizada, deve investir muito na área prevenção de acidentes por meio da compra de equipamentos de proteção individual e da melhora das informações que podem prevenir. “A prevenção é algo que exige de nós, todos os dias, bastante atenção. Não dá para ficar descuidado com situações que envolvem risco laboral, risco de trabalho”, diz.
Vanalli parabenizou a Cipa pela organização do evento, desejando que a Sipat divulgue muitas informações e colha resultados para a melhoria da qualidade de vida dos servidores da UEM.
Também prestigiaram a abertura da Sipat a vice-reitora Gisele Mendes; a chefe de Gabinete, Maria Luiza Furlan Costa, a prefeita do Câmpus, Doralice Soares, e o diretor de Assuntos Comunitários (DCT), professor Wilson Rinaldi, que fez a palestra em seguida.