prevenção ao uso de cigarro eletrônico 3

Acadêmicos realizaram uma gincana cultural para conscientizar sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis

Fotos cedidas por Maysa Ribeiro

Galeria de fotos

Na última quinta-feira (20) foi realizado um evento com alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Medicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Colégio Estadual Adaile Maria Leite da cidade. A atividade objetivou promover a conscientização sobre os malefícios do tabagismo, com crianças de 10 a 14 anos, fruto de uma parceria entre a UEM e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parigot de Souza.

O evento foi realizado na disciplina “Atenção em saúde” e contou com a orientação da docente do curso de Odontologia, Mitsue Fujimaki, com o apoio da diretora da UBS, Renata Gimenes, a cirurgiã-dentista, Ermelinda Matsuura, a pedagoga, Alessandra Oliveira e a equipe da escola.

Os acadêmicos realizaram uma gincana cultural na quadra de esportes, com os alunos do 6° ano para conscientizar sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis, como realizar atividades físicas, higiene corporal e bucal e alimentação saudável. Além das instruções sobre como realizar a escovação, as crianças receberam escovas de dente cedidas pelo “Projeto Sorrir com Saúde” do Departamento de Odontologia (DOD/UEM), a fim de estimular o diálogo com a família e mudanças de hábitos de higiene em casa.

O grupo que trabalhou com as crianças do 6º ano realizou uma série de atividades, divididas em estações, pelas quais todas as crianças passaram durante a rotatividade. Uma consistia em trazer um exercício prático de como as crianças lavam as mãos e outra ensinava os movimentos corretos na escovação dos dentes. Além dessas, havia uma atividade em dupla para que uma criança guiasse outra vendada, com o objetivo de encontrar peças de um quebra-cabeça que formava uma frase reflexiva sobre respeito. Também havia a estação onde as crianças formam um círculo, dando as mãos, e uma bexiga era jogada ao meio com o objetivo de não deixar a bexiga cair, sem que as mãos se soltassem. Essa atividade, assim como a anterior, tinha por meta o trabalho em equipe. Por fim, a última estação compreendeu em uma palestra curta sobre os riscos do tabagismo, demonstrando os malefícios.

Os alunos dos 7º., 8º. e 9º anos assistiram a uma apresentação dialogada sobre cuidados com o corpo e prevenção do uso de drogas, dando ênfase ao uso de cigarro eletrônico, uma questão relatada pela direção da escola e pelos profissionais de saúde. Foi abordado o que são drogas, quais os danos, quais as causas de sua busca, como prevenir o início do uso e como deixar de usar. Por fim tiveram um relato de um atleta, o acadêmico do 1º ano de Educação Física, Gustavo Dala Pedra Cadan, que é competidor na corrida com barreiras, campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano nesta modalidade, que falou do valor de ocupar o tempo com atividades saudáveis, em ambiente que estimulem o desenvolvimento do caráter, do companheirismo, da disciplina, do esforço para objetivos maiores, como cuidar do corpo, da mente, do próximo, para um futuro feliz.

prevenção ao uso de cigarro eletrônico 11

Além das atividades planejadas pelos acadêmicos, o “Projeto Tabagismo” do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI/UEM) estava representado pelos monitores Felipe Lisboa Conegero e Bianca Celin Possari, que trouxeram peças anatômicas e banners explicativos para a demonstrar os malefícios causados pelo fumo. Todos alunos puderam interagir com os instrutores, fazendo perguntas e esclarecendo suas dúvidas.

Os acadêmicos que também participaram das atividades são: Aíssa Moreira Carniel da Silva, Caroline dos Santos Oliveira, Gustavo Dala Pedra Cadan, Heloísa Timidate Morotti, Henri Dada Vicentin, Isabella Gevaerd, Kamilly Yumi Higaki, Larissa Oderdenge Arruda, Maria Vitória Dias Prado, Sthefanye Akemi Shiraishi Okida e Vitória Teixeira de Menezes.

Sobre: A disciplina Atenção em Saúde tem por objetivo desenvolver o trabalho colaborativo em equipe interprofissional, possibilitando a interação com os serviços de saúde e a comunidade. A metodologia problematizadora empregada nesta disciplina aproxima os alunos da realidade, buscando realizar intervenções que auxiliem na solução dos problemas vivenciados pela população.