LivroConversas com quem Gosta de Modelagem de Matematica

Obra sobre Modelagem Matemática descreve trajetória de um grupo de pesquisas da Universidade Estadual de Maringá

Galeria de fotos

Inspirado na obra de Rubem Alves, que propõe Conversas com quem gosta de ensinar, foi lançado, no último dia 19 de abril, o livro “Conversas com quem gosta de Modelagem Matemática”. A obra tem como uma das organizadoras a professora do Departamento de Matemática (DMA) e diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEM, Lilian Akemi Kato..

Os outros organizadores são os também professores Bárbara Cândido Braz (Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Jandaia do Sul), Michele Carvalho de Barros (Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Campo Mourão) e Wellington Piveta Oliveira (Universidade Estadual do Paraná (Unespar)/Paranavaí), e a graduada em Matemática Flávia Pollyany Teodoro (mestra e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática/PCM, da UEM).

Vale dizer que a Modelagem Matemática é o conjunto de procedimentos visando construir um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões. Estudando a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento destes, esta área do conhecimento pode ser empregada em diversos campos de estudo, como a física, química, biologia, economia e engenharias.

O desenvolvimento de atividades envolvendo este conjunto de procedimentos tem sido foco de debates em eventos e textos científicos abordando reflexões sobre a sua prática nos mais diferentes contextos. Dentre as discussões prementes se destacam aquelas ligadas à escolha do tema e a forma como se dá o convite à Modelagem Matemática, os conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos ou que poderiam ser abordados, a formulação dos modelos, dentre outras.

Lançamento Livro Matematica 2 site

Professora Lilian AKemi Kato, uma das organizadoras do livro, fala durante a cerimônia de lançamento da obra

Amparados por essas e outras discussões trazidas na literatura, os organizadores da publicação apresentam essa proposta de livro com descrições de algumas atividades de Modelagem Matemática que foram desenvolvidas por integrantes do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem na Educação Matemática (GIEMEM), da universidade.

O livro, que foi lançado no Mercadão Fratello, em Maringá, apresenta o percurso do Grupo. Os capítulos retratam diversos trabalhos que foram criados, orientados, adaptados ou conduzidos pelos integrantes do GIEMEM. Além disso, possui foco no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática para favorecer o ensino e a aprendizagem, nos diversos níveis e contextos de ensino.

A cerimônia de lançamento da obra contou com a palestra da professora Lourdes Maria Werle de Almeida, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), autora do prefácio. Num trecho da apresentação, ela descreve que “assim como os diferentes nomes a que me referi nas linhas anteriores, os autores dos quinze capítulos também trazem a público um empreendimento de nos assegurar que é possível ensinar e aprender matemática de um outro jeito! Do jeito que a Modelagem Matemática ilustrada nas atividades apresentadas no livro sugere”.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, e o diretor-adjunto do CCE, Diogo Francisco Rossoni, além de professores da universidade. O livro tem o selo da Editora Texto e Contexto. Clique aqui para baixar o e-book gratuito.