WhatsApp Image 2023 04 13 at 8.16.00 AM

Objetivo do programa é apresentar como este transtorno interfere no aprendizado e relacionamento acadêmico

Amanhã (14), será exibido o programa Conexão UEM que abordará o tema: “Transtorno do Espectro Autista – O que é?", ao vivo, às 9h.

No dia 2 de abril, é comemorado o dia mundial do Autismo, com o objetivo de alertar a sociedade e o poder público sobre este transtorno do neurodesenvolvimento, de modo a ajudar a derrubar barreiras e preconceitos e disseminar informações corretas e esclarecidas sobre o tema.

A cor azul representa este dia, pois, a maior incidência de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é registrado no sexo masculino, de cada 5 casos, 4 são em meninos e 1 em meninas. Dados esses, do Ministério da Saúde (MS), estimam que 1% da população brasileira, ou seja, há aproximadamente 2 milhões de autistas no país e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), acredita-se haver 70 milhões de pessoas com o problema no mundo.

O programa abordará: o que é autismo ou transtorno do espectro autista (TEA); como esse transtorno é identificado; se o indivíduo apresenta algum comportamento diferente; o problema interfere no aprendizado e no relacionamento com outros alunos dentro da instituição; Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é confundido com o transtorno. Essas e outras questões vão ser respondidas no Conexão UEM.

Participarão a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes; a professora e pesquisadora do Departamento de Teoria e Prática de Educação e coordenadora adjunta do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), Flávia Zanutto e também pelo acadêmico do 3º ano do curso de Artes Visuais da instituição, Ludwig Lucas Quadra. A apresentação do programa fica a cargo do comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli.

A proposta do programa é manter um espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, incluindo temas relevantes, a fim de promover reflexões em diversas áreas de conhecimentos.

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido ao vivo, excepcionalmente nesta sexta-feira, às 8h30, pelo canal da UEM TV, no YouTube e, pela rádio UEM FM. Além do Instagram @uemfm; @oficialuem e no Spotify.