WhatsApp Image 2023 04 11 at 16.47.48

Curso de graduação, constituído em 2002, conseguiu bloco próprio e a criação do Departamento de Música em 2006

O curso de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) completou 20 anos. Com constituição do curso de graduação em 2002, as habilitações disponíveis são licenciatura em Educação Musical e bacharelado com habilitações em Canto, Composição Musical, Regência e Instrumento nas opções Piano, Violão, Flauta, Violino, Viola, Violoncelo ou Contrabaixo.

Com início bastante desafiador, no ano de 2003, os docentes tiveram que colher 10 mil assinaturas para a continuidade do curso. Em 2006, teve a conquista do Bloco-08, no câmpus-sede da UEM, para o curso, desta forma o Departamento de Música (DMU) foi instituído pela universidade. Com a criação do curso de Artes Cênicas, e sua junção ao DMU, surge o Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

Além da graduação, o DMC oferece Mestrado nas linhas de pesquisas: Processos de Ensino e Aprendizagem Musical, e Processos e Práticas de Construção e Expressões Musicais. Segundo a professora da UEM, Vânia Malagutti, com os cursos ofertados constrói-se uma boa relação com a área musical da região.

Neste momento de comemoração, todos os grupos de recitais da graduação, concertos e musicais realizados nesse ano letivo de 2022 foram dedicados aos 20 anos de curso. Na última quinta-feira, dia 6 de abril, no Centro de Ação Cultural (CAC) de Maringá, o evento “Vem ser música UEM” inaugurou uma exposição de fotografias e foi desenvolvido práticas musicais, apresentando todos os instrumentos e a estrutura do curso. O evento foi organizado pelos acadêmicos da disciplina de Estudos Dirigidos em Educação Musical, coordenado por Malagutti.

Com a presença do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, e do diretor de Extensão e Cultura de Maringá, Vinícius Stein, essa atividade cultural foi destinada a estudantes do ensino médio e alunos da Escola Música (EMU). "O intuito foi de comemorar esses 20 anos, dar visibilidade e promover as ações do curso de Música da UEM", comentou Malagutti.

Para finalizar, os graduandos, com a supervisão dos professores, apresentaram um concerto didático e os docentes realizaram uma roda de conversa, na qual os participantes fizeram relatos do campo profissional e do desenvolvimento da graduação.