PNG Logotipo BRaVE para membro

Programa incentiva a implantação de intercâmbio acadêmico entre Instituições de ensino superior associadas

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) recebeu, quarta-feira (5), a informação de que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi aprovada para receber o selo Brazilian Virtual Exchange Program (BRaVE) da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).

O programa FAUBAI-BRaVE incentiva a implantação de intercâmbio acadêmico virtual entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) associadas, oferecendo a estudantes possibilidades de desenvolver atividades cooperativas e multiculturais on-line, por meio de disciplinas com interface internacional, em parceria com instituições estrangeiras.

Para receber o selo, a UEM teve que cumprir vários requisitos, dentre eles: a comprovação da oferta de atividades de Intercâmbio Virtual (IV), a comprovação da realização de disciplinas em IV e a indicação de coordenação institucional, que ficará a cargo da professora e integrante do Setor de Internacionalização em Casa do ECI, Luciana Cabrini Simões Calvo.

Segundo a professora "o selo reconhece e valoriza as iniciativas de intercâmbio virtual realizadas na instituição. Ficamos muito felizes com a notícia, pois o setor de Internacionalização em Casa do ECI tem se dedicado à busca e divulgação das oportunidades de intercâmbio virtual para docentes na UEM, além de prestar todo suporte na realização dessas iniciativas. O intercâmbio virtual de aprendizagem possibilita que os estudantes, ao interagirem com colegas de outros contextos internacionais, desenvolvam perspectivas interculturais e globais sobre um determinado conteúdo trabalhado em conjunto. Ele ressignifica a visão de internacionalização para além da mobilidade e acaba sendo mais inclusivo e abrangente".

Para o coordenador do ECI, professor Renato Leão Rego, relata “o selo dá visibilidade e estimula uma atividade que incrementa a interação dos nossos alunos com colegas internacionais e reforça a construção de competências globais”.

Os docentes que têm interesse em desenvolver um projeto de COIL/Intercâmbio Virtual em suas disciplinas, podem entrar em contato com o Setor de Internacionalização em Casa do ECI neste e-mail.