WhatsApp Image 2023 04 03 at 09.38.43

A March Meeting é o maior evento para de estudantes de medicina do mundo e acontece todos os anos

Entre os dias 01 e 07 de março, o acadêmico de medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gabriel Cesca, participou do maior encontro de estudantes de medicina do mundo, promovido pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA). O evento aconteceu em Tallinn, na Estônia.

Os objetivos do encontro são diversos, entre eles: definir os rumos da federação a nível mundial por meio de plenárias, realizar treinamentos e capacitações, apresentações de trabalhos e atividades acadêmicas, discutir assuntos sobre saúde pública global, grade curricular dos cursos de medicina pelo mundo, sistemas de saúde e principalmente assuntos relacionados às áreas de atuação da IFMS. Além disso, visava à troca de experiências entre as delegações e integração entre líderes estudantes.

Cesca conta que para ir até o evento precisou ser aprovado em um processo seletivo para composição da delegação brasileira. “Foi uma experiência verdadeiramente única e transformadora, que me proporcionou uma percepção ainda mais profunda da força dos estudantes de medicina que, de fato, fazem a diferença no mundo, com propósitos pautados na humanização, ética, equidade e cidadania”.

IFMSA

Fundada na década de 1950, a International Federation of Medical Student's Associations (IFMSA) é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU), sendo considerada a maior organização estudantil do mundo. Atualmente, a federação reúne mais de 1,3 milhão de estudantes de medicina em mais de 130 países.

No Brasil, a IFMSA Brazil representa a federação e foi estabelecida em 1991. Desde então, tem promovido cerca de mil intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisa anualmente, além de projetos e discussões sobre Educação Médica, Direitos Humanos e Paz, Saúde Pública, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos. Todo o trabalho da IFMSA Brazil é realizado exclusivamente por estudantes de medicina voluntários, provenientes de mais de 230 escolas médicas do país.

Acesse o instagram e conheça mais da IFMSA  Brazil UEM clicando aqui.