2019 10 18 Fachada Reitoria UEM 7509

Visitas internacional e municipal reforçam a importância da UEM no apoio da comunidade acadêmica e externa

No dia 24 de março, a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, esteve presente na cerimônia de abertura da 15ª edição do Café, Mulheres e Política, organizada pela Ong Maria do Ingá Direitos da Mulher, em parceria com o grupo Conectadas UEM. O evento contou com uma palestra sobre políticas públicas para mulheres no Paraná, realizada pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro. Também ocorreram exposições do Instituto Sefaz.

Além de Mendes, a mesa de abertura foi composta pela representante da Secretaria da Mulher e gerente de pesquisa da Semulher, Leona Moriale, a coordenadora do grupo Conectadas, Josiane Pinheiro e a coordenadora da Ong Maria do Ingá, Maria Madalena Dias. Todas elas reforçaram a importância de discutir as políticas públicas para mulheres e a força da mulher nos espaços de poder. Também participaram, os assessores Humberto Boaventura, Luis Antonio Rocha e Claudia Bocchi, dos deputados Gleisi Hoffman, Arilson Chioratto e Tercílio Turini respectivamente.

WhatsApp Image 2023 03 30 at 12.53.56 1

Foto cedida: Tânia Tait

2023 03 28 Visita do Professor Belga Koen Martens ao Reitor 6789 1

Professor visitante da Bélgica, Koen Martens, aproveitou sua passagem na UEM para conhecer o reitor Leandro Vanalli

O cientista e professor Koen Martens, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais (RBINS, Bruxelas-Bélgica), visitou, nesta semana (28), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli. Em uma visita de cordialidade, ele conheceu os novos gestores da universidade, que atuam desde outubro de 2022. Martens está na UEM desde o início deste mês de março, discutindo projetos e dissertações de discentes no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e na graduação em Ciências Biológicas. "Essa visita mostra a capacidade ciêntifica de produção de conhecimento a nivel mundial da nossa universidade e a importância do nosso Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia, Aquicultura (Nupelia)", disse Vanalli.

Estiveram acompanhando o pesquisador o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão Rego, o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Gomes e os professores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Roger Paulo Mormul e Janet Higuti. A vice-reitora Gisele Mendes esteve presente no final da visita.

2023 03 28 Reunião com a Secretaria de Turismo e Aceleração Econômica

Secretaria de Aceleração Econômica destacou a importância da realização de ações inclusivas com a comunidade (Foto cedida: Mileny Melo)

Na tarde de terça-feira (28), o reitor Leandro Vanalli recebeu representantes da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá (Saet), tendo à frente o secretário da pasta, Edson Scabora. Estiveram presentes, além de Scabora, a superintendente da Saet, Fernanda Maia Rodrigues de Oliveira, a gerente de Geoprocessamento, Joice Franco Amancio, Patricia Mattos de Barros Schiavoni e Carlos Eduardo Pereira Alves.

Durante a visita, eles trataram sobre a participação da instituição na 2ª Conferência Municipal do Turismo de Maringá, que ocorrerá entre os dias 16 a 18 de abril, no Parque do Japão. A conferência é uma oportunidade para mostrar a importância da cultura, gastronomia, sustentabilidade e do turismo para a sociedade. Além disso, conversaram sobre a necessidade de levantar dados do parque para melhorar seu desenvolvimento e seu impacto cultural e, como apoio da universidade será essencial nesse processo. “A visita trouxe um cenário municipal de construções de projetos com a parceira da UEM, é uma oportunidade de envolver os alunos e captar recursos que serão investidos em mais projetos e na assistência estudantil", comentou o reitor.

2023 03 31 Comissao de Educacao da Camara de Vereadores de Maringa 7270

Reitor recebe visita da Comissão Especial da Educação, da Câmara Municipal

O reitor da UEM Leandro Vanalli recebeu, hoje (31), na sala do Gabinete, a visita do vereador Sidnei Telles (Avante), que integra a Comissão Especial de Educação, do Legislativo. Entre os assuntos tratados, está a proposta de um projeto, em fase de elaboração, para que o poder público municipal contribua com a assistência aos estudantes da instituição em condições vulneráveis. Vanalli diz que o projeto ainda está sendo construído, mas é uma esperança para que se construa um instrumento que conceda recursos do município aos alunos da UEM.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete do vereador, Laércio Aparecido Ribeiro, a assessora parlamentar Lígia Leite, a prefeita do câmpus da UEM, Doralice Aparecida Fávaro Soares, e o técnico da PCU, Geraldo José dos Santos.

*Texto redigido om a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)