vozes femininas site site

Foram ouvidas mulheres que compartilharam sua trajetória de vida e carreira, e seus pontos de vista nessas questões

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a UEM TV está exibindo uma série de vídeos que mostram, inclusive, a importância do papel político desempenhado por elas na ocupação dos espaços de poder. A série documental “Vozes femininas: o que as mulheres tem a dizer?” fala sobre representatividade, trajetória, desafios e o trabalho das servidoras da Universidade Estadual de Maringá. A maioria são colaboradoras antigas, com até 49 anos de história com a universidade.

São exemplos de profissionais cada uma com sua parcela de contribuição na construção de uma instituição pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

Foram ouvidas mulheres que compartilharam um pouco da sua trajetória de vida e carreira, e o ponto de vista delas sobre questões como: o que é e como tem sido ser mulher para você?

Falam também sobre inspirações em outras mulheres famosas, membros da família, professoras, supervisoras e chefes, ou qualquer outra figura feminina que fez parte do processo de construção profissional e pessoal delas que são e batalhadoras.

O primeiro episódio da série foi publicado no canal da UEM TV, dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher; o quarto e último episódio foi ao ar hoje (30), às 10h.

E a palavra ficou com a vice-reitora, e advogada Gisele Mendes: Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado em Direito pela UEM (2003), Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2009) em Direito Penal pela Universidade de Saragoça, Espanha. Professora Associada nível "C" de Direito Penal da universidade e também do Mestrado Profissional em Políticas Públicas também da UEM, na linha "Segurança Pública, Justiça e Cidadania". Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dogmática penal, Parte Especial do Código Penal brasileiro, biossegurança, biodireito, consentimento do ofendido, responsabilidade penal do médico, eutanásia, suicídio, assédio moral e sexual, violência de gênero, crimes sexuais digitais e Lei Maria da Penha. Membro da Comissão Interna de Biossegurança (Cibio) da UEM. Coordenadora da Especialização em Ciências Penais da Universidade Estadual de Maringá desde 2010. Atual Vice-Reitora da instituição (mandato 2022-2026).

Além de ouvir o que as mulheres da instituição têm a dizer, o objetivo foi de servir de fonte de inspiração para jovens mulheres, acadêmicas e a comunidade em geral. A produção do documentário é da residente técnica Pâmela Suélen Trindade (gestora de Marketing em Mídias Digitais) e a edição de imagem é do repórter cinematográfico Ronaldo Vanzo, da UEM TV.

Para ver os episódios e acompanhar semana a semana desta série, que vão até o dia 29 deste mês, acesse o canal da UEM TV.