jose ricardo em reuniao de credenciamento site

Processo de avaliação prevê visita virtual às instalações físicas do Nead, e em todos os polos da UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa, até sexta-feira (24), do processo de recredenciamento da Educação a Distância (EaD), oferecida pela instituição. A avaliação é feita por uma comissão do Ministério da Educação (MEC/INEP).

O último processo ocorreu há quase nove anos, quando o MEC publicou a Portaria (631/2014), que recredenciou a UEM pelo prazo de cinco anos para oferta de cursos superiores na modalidade de educação à distância.

Devido à pandemia de Covid-19, a avaliação não foi realizada no período previsto, e está ocorrendo agora. Nesta edição, o processo será feito de forma virtual.

A UEM oferta cursos EaD, por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead) em todo o Paraná. Atualmente, estão sendo oferecidos seis cursos de graduação e quatro de pós-graduação Lato Sensu na modalidade à distância, em 27 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Governo Federal, que apoia Instituições de Ensino Superior públicas na oferta de cursos à distância.

Na reunião de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (22), participaram a vice-reitora Gisele Mendes, a chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael Da Silva, o diretor de Pós-Graduação, Carlos Humberto Martins, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maurício Reinert do Nascimento, o pesquisador institucional, Ademir Aparecido Constantino, o diretor do Nead e coordenador geral da UAB, José Ricardo Penteado Falco e a coordenadora-adjunta da UAB, Josiane Medeiros de Mello.

O processo de avaliação prevê visita virtual às instalações físicas do Nead e em alguns polos de apoio presencial, análise de documentos e materiais, além de reuniões com gestores institucionais, discentes, docentes, corpo técnico-administrativo e tutores.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)