Docentes irão apresentar, em Buenos Aires o estudo que foi desenvolvido com pesquisadores da Unioeste
A professora Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Bioteclonogia Genética e Biologia Celular (DBC), e o professor Flávio Vicente Augusto Seixas, do Departamento de Tecnologia (DTC), do Câmpus Regional de Umuarama, vão até Buenos Aires, no dia 15 de março, para apresentarem o Projeto Seda da América Latina e Caribe. Os professores irão apresentar um trabalho sobre a descoberta de um novo gene de RNA e sua interação com a infecção pelo vírus em raça de bicho-seda, em conjunto com professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os cientistas descobriram um RNA que é classificado como não decodificante, ou seja, ele não é traduzido em proteínas, mas sendo uma RNA de regulação, ocorrendo no bicho da seda para a regulação dos genes.
A pesquisa foi publicada em 2015. Houve também uma publicação em um simpósio no Japão. O projeto contou com financiamento do Projeto Seda. O grupo também irá realizar atividades de pesquisa científica intensificando analises de pequenos RNAs.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)