ODS

Evento será trimestral para construção de estratégias e ampliação de ações de um grupo de trabalho

O Presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA), vinculado a Pró-reitoria de Planejamento Desenvolvimento Institucional (PLD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Rodrigo Camilo, participou de uma reunião presencial dos Pontos Focais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um grupo de trabalho que discute a Agenda 2030 das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), visando desenvolver o programa de ações para o ano de 2023 e também anos subsequentes.

O encontro aconteceu no dia 8 de fevereiro em Curitiba, com a participação de Rodrigo Camilo (UEM) e dos Pontos Focais das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) Raquel Oliveira (UEPG), Sérgio Henrique Gerelus (UEL), Sebastião Cavalcante Neto (UNESPAR), Rafael Mattiello (UNIOESTE) e Márcio Fernandes (UNICENTRO). Representando a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), participaram Marila Velloso, Paula Grechinski, Jamil Abdanu Júnior, Gisele Onuki e Michel Sanaha (Diretor Geral), além de Luis Paulo Mascarenhas (Coordenador Geral) da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico de Social (SGDES).

Inicialmente houve apresentação de todos os Pontos Focais para os novos representantes das IEES. Durante o encontro Rodrigo Camilo destacou avanços e conquistas como:

- Política Ambiental da UEM, criada em 2013, que vem sendo aplicada e desenvolvida;

- Comitê Gestor Ambiental, criado em 2015, que segue em plena atividade;

- Apresentação de Relatório de Sustentabilidade, sendo desenvolvido na UEM anualmente desde o ano 2019 e também destacou as atividades e conquistas da universidade;

- A UEM alcança Selo ODS Ouro com projetos para atender Agenda 2030 da ONU;

- Um Projeto desenvolvido no HUM é eleito o melhor em governança pelo Selo ODS;

- A UEM recebe Selo de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Educação;

- Avaliação Greenmetric - UEM recebe certificado internacional de universidade sustentável.

Após a reunião foi realizada uma palestra sobre "Como incluir os ODS's em Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação" com Adilson Anacleto, ex-coordenador do colegiado de Administração da UNESPAR. Ainda pela manhã foi discutido sobre parâmetros, objetos e alinhamento para Desenvolvimento de Programa Institucional SETI/SGDES/IEES para os ODS. Entre as discussões finais foram apresentadas como propostas a criação de uma Campanha de Visibilidade das ODS nas Instituições de Ensino, construindo parcerias ODS com municípios, criação de um novo Programa de Residência Técnica (Restec), Institucionalização das ODS, entre outros temas relevantes.

Os participantes também fizeram uma visita técnica na Escola de Segurança Alimentar - Patrícia Casillo, em Curitiba. Trata-se de um Programa Mesa Solidária, envolvendo atividades de capacitação profissional com conhecimentos teóricos e práticos, criando oportunidades de emprego e geração de renda aos seus frequentadores.

O professor Camilo citou que haverá reuniões trimestralmente com o grupo: "É uma oportunidade ímpar para construção de estratégias, intercâmbio de ideias e ampliação de trabalhos para que possamos alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a fim de atingir a Agenda 2030 nas IEES do Estado do Paraná".

Objetivos ODS: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.