Universidade virtual site

Institucionalização pode ocorrer após integração com os Núcleos de Educação a distância das universidades

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead/UEM) recebeu, nesta terça-feira, (14), a visita das professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel, Coordenadora UVPR e Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Assessora Pedagógica da UVPR. A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) é a rede de Educação a Distância do Estado e reúne os núcleos de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior.

A recepção no Nead foi feita pelo diretor e coordenador UAB/UEM, José Ricardo Penteado Falco, a coordenadora adjunta UAB/UEM, Josiane Mello, pela chefe de gabinete Maria Luisa Furlan Costa e pelo professor da equipe multidisciplinar, Flávio Oliveira Rodrigues. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria entre a UVPR e a UEM, por meio do Nead. Em um primeiro momento, as professoras estiveram nas instalações do Núcleo, conversaram com a equipe e puderam conhecer o projeto de ampliação do bloco, com a apresentação do chefe de mídias Erivelto Prudencio, além de entender as demandas atuais de todos os setores.

Na proposta das professoras para a Institucionalização da UVPR, é necessário ter um espaço dentro das universidades, preferencialmente junto aos Núcleos de Educação a Distância das IEEs, viabilizando a oferta de novos cursos tanto de graduação,  quanto de formação, extensão e especialização. “Queremos viabilizar editais de cursos que sejam de interesse da comunidade e que atendam as necessidades regionais. Como por exemplo, os tecnólogos, que é uma modalidade mais recente, cursos de formação voltados para o desenvolvimento, as Residências Técnicas”, explicou Maria Aparecida Crissi Knuppel durante a reunião.

Já no período da tarde, as representantes da Universidade Virtual estiveram na reitoria da UEM, junto com a direção do Nead e coordenação UAB, chefe de gabinete e puderam apresentar o projeto para a vice-reitora, Gisele Mendes, o Pró-Reitor de Ensino Marcos Vinicius Francisco, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação Mauro Sá Ravagnani, além dos coordenadores EaD, Luciano Gonsalves Costa (coordenador de Física) e Satiko Nanya (coordenadora adjunta de Ciências Biológicas).

As professoras anunciaram o retorno do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que seu projeto será realizado em sua maior parte online e contará com a estruturas EaD das Instituições de Ensino Superior. “O PDE vai ser muito grande, cada Universidade vai ter uma coordenação, um grupo de professores. Estamos mapeando cada etapa para iniciar a tramitação”, especificou a assessora pedagógica UVPR.

A vice-reitora da UEM deixou claro que a Instituição está com as portas abertas para receber a UVPR. “Achei interessante as frentes de trabalho como o PDE, as Residências Técnicas, as especializações. Com a curricularização da extensão, vamos precisar de apoio e a Universidade Virtual do Paraná vem a somar muito”, comentou a professora Gisele Mendes.

Vestibular:

A Universidade Virtual do Paraná está realizando pela primeira vez o Vestibular Unificado. Nesta edição, 05 Instituições de Ensino Superior estão ofertando ao todo 2.292 vagas por meio do processo seletivo realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Só na Universidade Estadual de Maringá são 905 vagas, distribuídas em 06 cursos de graduação EaD. As inscrições estão abertas, acesse aqui