woman with camera taking pictures site

Com prêmios de até quinze mil reais, é destinado para estudantes, professores e pesquisadores interessados

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 12° Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, promovido pelo CNPq (Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o Governo Federal. Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores podem participar. As inscrições vão até dia 3 de abril às 18h (horário de Brasília).

Concebido em 2011 como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e cientifica brasileira, a premiação tem como objetivos incentivar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, além de contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia, e ampliar o banco de imagens do CNPq.

O Prêmio será atribuído em duas categorias: Imagens produzidas por câmeras fotográficas (ambiente natural e antrópico); Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos tais como lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan e tomografia computadorizada).

A imagem inscrita deve estar associada à atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa, ao qual o candidato esteve ou esteja vinculado.

As premiações a serem concedidas consistem de importância em dinheiro e serão premiados até 3 inscritos por categoria. O primeiro lugar consiste em quinze mil reais, o segundo lugar em dez mil reais e o terceiro lugar em cinco mil reais. Além disso, os ganhadores receberão passagens aéreas e hospedagem para participar da edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde irão expor suas imagens no estande do CNPq e participar de cerimônia de premiação.

A inscrição deve ser realizada neste link e deve seguir o regulamento disponível aqui. A divulgação dos resultados ocorrerá até o mês de julho.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)